DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A CONFORMIDADE DA LGPD EM PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • João Augusto Soares Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Juliana Lilis da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

LGPD, Conformidade, PMEs, proteção de dados, IA LLama

Resumo

A digitalização da sociedade brasileira trouxe novos desafios para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), principalmente em relação ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Esta pesquisa explora como as PMEs podem superar as dificuldades para garantir a conformidade com a LGPD, abordando limitações de recursos e complexidades da lei. A criação de uma plataforma de relatos de incidentes visa facilitar o gerenciamento de conformidade, oferecendo uma ferramenta acessível para PMEs, aumentando a confiança dos consumidores e a competitividade das empresas. Objetivo: Desenvolver uma plataforma para gestão de incidentes relacionados à LGPD, permitindo que PMEs identifiquem e resolvam desafios de conformidade de maneira prática e acessível. Metodologia: A pesquisa seguiu uma abordagem prática utilizando a MERN Stack (MongoDB, Express.js, React, Node.js) para criar uma aplicação web que facilite a gestão de dados. Foram realizados testes para verificar a conexão com o banco de dados e o funcionamento geral do sistema, assegurando que a aplicação operasse conforme o esperado e oferecesse uma experiência intuitiva para funcionários das PMEs. Além disso, foi implementada a Inteligência Artificial (IA) Large Language Model Meta AI (LLaMA), da Meta, para auxiliar no processo de relato, proporcionando suporte e orientações no gerenciamento de incidentes de dados. Resultados: A funcionalidade de relatos é gerenciada por meio da utilização das tecnologias Node.js, NPM, Express e React. O React é empregado para o desenvolvimento da interface, enquanto as demais tecnologias são responsáveis pelo controle e envio das informações para o banco de dados MongoDB, que armazena os relatos e os dados de cada usuário da empresa em uma coleção, realizando a autenticação dos usuários. A IA implementada foi configurada como um chatbot, com o objetivo de auxiliar os funcionários em questões relacionadas à LGPD, atuando como um guia.  Conclusão: A aplicação demonstrou-se eficaz para a gestão de conformidade com a LGPD em PMEs, facilitando o controle sobre os dados pessoais e a conformidade com as exigências legais. A integração da IA LLaMA fornece assistência aos funcionários durante o processo de relato, contribuindo para um gerenciamento eficiente dos incidentes de dados e fortalecimento da segurança organizacional.

Biografia do Autor

João Augusto Soares, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Sistemas de Informação

Juliana Lilis da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Publicado

2025-10-31

Edição

Seção

Sistemas de Informação

Categorias