Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaração de Responsabilidade - Certifico que o resumo representa um trabalho inédito e que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra fonte, seja no formato impresso ou eletrônico. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o trabalho está sendo baseado, para exame dos avaliadores. Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
  • Autorizo a publicação do resumo submetido nos referidos Anais cedendo os direitos autorais patrimoniais decorrentes, a título gratuito e em caráter definitivo. Declaro que a obra cedida é de minha autoria exclusiva e que assumo a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página dos anais.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Seguir o  Manual do Autor.

Diretrizes para Autores

Normas Gerais para Submissão de Trabalhos

Categoria Comunicação Oral - Artigo

Condições:

Serão consideradas pelo Comitê Científico aqueles trabalhos completos que se pautarem pelas normas de formatação e que cumprirem as seguintes condições gerais:

  • Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos, sendo 1 (um) como autor principal e 1 (um) em coautoria.
  • Cada trabalho só pode ter no máximo 1 autor e 4 coautores (incluindo orientador, se for o caso).
  • O autor deve obrigatoriamente pagar a taxa de inscrição antes da submissão do trabalho.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o trabalho não seja aprovado.
  • Os trabalhos propostos deverão indicar o eixo temático a que se vinculam.
  • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
  • Não será possível corrigir ou modificar os textos depois da aceitação pelo Comitê Científico.

Somente poderão integrar a programação oficial, receber o correspondente Certificado e ter direito à publicação do texto na Revista do evento, os autores que preencherem estas condições.

Os conteúdos dos trabalhos apresentados são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Diagramação geral dos trabalhos

A submissão de propostas para comunicações requer a apresentação do texto completo da obra. As comunicações podem incluir relatórios de pesquisas e trabalhos acadêmicos.

O texto completo do trabalho deve ser enviado somente pelo sistema on-line, em formato word, seguindo o modelo padrão de submissão. A não obediência a esta regra implicará a recusa ou a não apreciação do trabalho.

O trabalho deve seguir o seguinte formato: margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12, com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes devem apresentar tamanho 11, entradas de parágrafo 1,25 a partir da margem, e alinhamento justificado. As páginas deverão estar numeradas na parte inferior direita.

O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, uma linha em branco, alinhados à direita e acompanhados pela identificação da instituição, pelo correio eletrônico dos autores e pela informação de financiamento obtido, quando for o caso. Em seguida deve ser indicado o eixo temático a que o trabalho se vincula e a categoria (Comunicação oral). Logo abaixo deve estar o resumo apresentado em um único parágrafo, espaço simples, sem notas nem referências bibliográficas, com uma extensão máxima de 500 caracteres, incluindo neles os espaços entre palavras. Finalmente, antes do texto completo do trabalho, devem estar três ou quatro palavras-chave. Resumo e palavras-chave devem vir acompanhados de sua versão em inglês.

Os trabalhos devem ser apresentados em forma final de artigo para sua publicação, com a introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando as normas da ABNT para a publicação de trabalhos científicos. O texto completo, incluídas as notas de rodapé, referências, quadros e tabelas, deve ter uma extensão entre 25.000 e 35.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras (média entre 10 a 15 páginas). Trabalhos que não atendam às regras especificadas nas normas de submissão serão automaticamente excluídos

Data limite para submissão dos trabalhos: 10 de outubro de 2022.

Avaliação dos trabalhos

Todos os trabalhos submetidos serão verificados pelo Comitê Científico quanto ao formato, exigindo-se a obediência às orientações estabelecidas. Os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas ad hoc do Eixo Temático correspondente.

As pesquisa que envolverem seres humanos e animais deverão ser analisados e APROVADOS pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), antes da inscrição. NÃO será aceito apenas o número do protocolo. A declaração da APROVAÇÃO deverá ser apresentada no ato da inscrição.

  • O julgamento dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:
  • Adequação do conteúdo ao eixo temático proposto;
  • Atendimentos às normas técnicas de padronização do texto completo e do resumo;
  • Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema;
  • Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico;
  • Correção da linguagem e citação das referências;
  • Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área;
  • Cumprimento das condições de submissão.

Resultado da avaliação e publicação dos trabalhos

O parecer dos membros do Comitê Científico é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à revisão. Desse modo, reitera-se a importância da qualidade dos trabalhos e da estrita observância das condições de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação. O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado no dia previsto no calendário disponibilizado na página inicial deste portal.

Os trabalhos que forem aceitos pelo Comitê Científico, e cujos autores cumprirem todas as condições previstas, serão publicados na revista do evento, em formato digital, no site oficial do Congresso.

Manual de Submissão

Modelo padrão de artigos

Modelo de apresentação

Categoria Apresentação de Pôster - Resumo

Os resumos a serem submetidos para a avaliação da comissão científica devem respeitar as normas apresentadas a seguir.

1. O título deve ser claro e conciso, não ter mais que 20 palavras e ser digitado em negrito, letras minúsculas (apenas a inicial da primeira palavra em letra maiúscula), nomes científicos em itálico e fonte Times New Roman 12.

2. Em uma linha abaixo do título, devem constar os nomes dos autores, em alinhamento justificado. Os nomes devem vir da seguinte forma: nome completo em negrito, seguido das credenciais dos autores, da instituição de origem e do e-mail para contato.

3. Em uma linha abaixo das informações dos nomes dos autores, deve constar o resumo do trabalho, escrito em português, folha em tamanho A4, fonte Times New Roman 12, margens de 3,0 cm (direita, esquerda, superior e inferior), espaçamento simples entre linhas, sem recuo de parágrafo na primeira linha, com, no mínimo, 1500 e, no máximo, 3.500 caracteres com espaços. 

3.1. O resumo deve conter apenas informações relevantes. Deve apresentar uma breve introdução que contextualiza o problema estudado. Deve conter a apresentação dos objetivos principais do trabalho, tentando se limitar apenas aos principais focos da pesquisa. A metodologia deve descrever, de forma clara, o material e os métodos de investigação. Os resultados devem ser apresentados de forma clara e objetiva, não sendo permitido o uso de tabelas e/ou figuras. A conclusão deve retornar o objetivo proposto, apoiando-se nos resultados apresentados.

4. Na apresentação do resumo, devem ser seguidas as orientações elencadas abaixo.

4.1. Devem ser utilizadas letras maiúsculas nas primeiras palavras de cada frase e fonte itálico para nomes científicos.

4.2. Unidades de medidas devem respeitar espaçamentos e utilizar sobrescrito (Ex.: kg/m²). O sistema internacional de unidades (SI) deve ser utilizado. As abreviações devem ser usadas de maneira correta: litro: L; quilograma: kg; mililitro: mL. Espaço entre valores e unidades de medidas deve ser inserido (Ex.: 50 kg e não 50kg), mas não em unidades térmicas (Ex.: 10ºC e não 10º C) e percentuais (Ex.:  45% e não 45 %).

4.3. Fórmulas e equações devem ser evitadas; quando essenciais, devem ser legíveis, respeitando a formatação do resumo.

4.4. Espaços também devem ser inseridos antes e depois dos símbolos “ ± ” e “ = ”.

4.5. Números de um único dígito devem ser escritos e não numéricos (Ex.: oito animais e não 8 animais). Valores estatísticos, quando decimais, devem ser apresentados contendo duas casas após a vírgula (Ex.: 13,33).

4.6. Símbolos químicos devem ser utilizados quando apropriados. Nomes e formulações químicas comuns a nomes comerciais devem ser utilizados apenas quando necessários.

4.7. Três (mínimo) a cinco (máximo) palavras-chave são permitidas, separadas por ponto-e-vírgula.

4.8. Agradecimentos, se requeridos, devem ser incluídos separadamente, no fim do resumo.

5. Cada autor principal pode enviar até dois resumos. São permitidos, no máximo, 5 (cinco) autores por resumo.

6. Os resumos aprovados serão publicados nos Anais do evento e devem ser apresentados na modalidade pôster, seguindo o padrão estabelecido pela Comissão Científica.

Modelo de resumo para os anais

Data limite para submissão dos trabalhos: 10 de outubro de 2022.

Resumos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste anais serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.