DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA ANALÍTICA COM BUSINESS INTELLIGENCE NA GESTÃO ACADÊMICA DO EAD NO UNIPAM

Autores

  • Felipe Augusto Araújo de Siqueira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mislene Dalila da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Análise de Dados, Monitoramento Acadêmico, Educação a Distância, Dashboards Interativos, Power BI

Resumo

Nos últimos anos, a Educação a Distância (EAD) tem apresentado avanços substanciais, ampliando o acesso ao ensino superior, especialmente em regiões remotas, e oferecendo maior flexibilidade aos alunos para conciliar estudos e outros compromissos. No contexto do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) se propõe a enfrentar os desafios da gestão acadêmica através da implementação de um sistema de Business Intelligence (BI), que permita realizar análises de dados estratégicas para uma gestão acadêmica eficiente. Objetivo: Este projeto visou desenvolver um sistema de BI focado em auxiliar e otimizar a gestão acadêmica no monitoramento do desempenho dos alunos, gestão de recursos e controle financeiro, a fim de promover melhorias contínuas no processo educacional e apoiar a tomada de decisões estratégicas. Metodologia: Para estruturar o sistema de BI, foi realizada uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e processos ETL (extração, transformação e carga) para a coleta e transformação dos dados. Python e a biblioteca Pandas foram utilizados para manipulação e tratamento dos dados, junto com o Power BI, que serviu para a criação de dashboards interativos e relatórios detalhados. A fim de garantir a eficácia, o sistema foi submetido a testes funcionais, de usabilidade e de desempenho. Resultados: Com o desenvolvimento do sistema de BI, foi possível alcançar uma visualização clara e acessível dos dados acadêmicos, proporcionando à gestão uma base sólida para o acompanhamento de indicadores de desempenho. A possibilidade de intervenções rápidas e eficazes poderá assegurar uma qualidade constante na educação oferecida. Conclusão: A implementação do sistema de BI no NEAD proporcionará ao UNIPAM uma gestão mais efetiva e uma melhoria contínua dos processos educacionais. Esse sistema, além de fortalecer a qualidade do ensino, contribui para o desenvolvimento educacional e social da comunidade, promovendo um impacto positivo na formação dos alunos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Araújo de Siqueira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Sistemas de Informação

Mislene Dalila da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Publicado

2025-10-31

Edição

Seção

Sistemas de Informação

Categorias