DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA ANALÍTICA COM BUSINESS INTELLIGENCE NA GESTÃO ACADÊMICA DO EAD NO UNIPAM
Palavras-chave:
Análise de Dados, Monitoramento Acadêmico, Educação a Distância, Dashboards Interativos, Power BIResumo
Nos últimos anos, a Educação a Distância (EAD) tem apresentado avanços substanciais, ampliando o acesso ao ensino superior, especialmente em regiões remotas, e oferecendo maior flexibilidade aos alunos para conciliar estudos e outros compromissos. No contexto do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) se propõe a enfrentar os desafios da gestão acadêmica através da implementação de um sistema de Business Intelligence (BI), que permita realizar análises de dados estratégicas para uma gestão acadêmica eficiente. Objetivo: Este projeto visou desenvolver um sistema de BI focado em auxiliar e otimizar a gestão acadêmica no monitoramento do desempenho dos alunos, gestão de recursos e controle financeiro, a fim de promover melhorias contínuas no processo educacional e apoiar a tomada de decisões estratégicas. Metodologia: Para estruturar o sistema de BI, foi realizada uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e processos ETL (extração, transformação e carga) para a coleta e transformação dos dados. Python e a biblioteca Pandas foram utilizados para manipulação e tratamento dos dados, junto com o Power BI, que serviu para a criação de dashboards interativos e relatórios detalhados. A fim de garantir a eficácia, o sistema foi submetido a testes funcionais, de usabilidade e de desempenho. Resultados: Com o desenvolvimento do sistema de BI, foi possível alcançar uma visualização clara e acessível dos dados acadêmicos, proporcionando à gestão uma base sólida para o acompanhamento de indicadores de desempenho. A possibilidade de intervenções rápidas e eficazes poderá assegurar uma qualidade constante na educação oferecida. Conclusão: A implementação do sistema de BI no NEAD proporcionará ao UNIPAM uma gestão mais efetiva e uma melhoria contínua dos processos educacionais. Esse sistema, além de fortalecer a qualidade do ensino, contribui para o desenvolvimento educacional e social da comunidade, promovendo um impacto positivo na formação dos alunos.