PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A EMPRESA DE MÓVEIS COLCHÕES & CIA
Palavras-chave:
Plano de Marketing, Marketing Estratégico, Varejo de Móveis, Fidelização de Clientes, Marketing DigitalResumo
Introdução: O aumento da concorrência e das exigências dos consumidores impõe às pequenas empresas, especialmente em cidades menores, o desafio de se reinventarem. Nesse cenário, é essencial que as organizações formulem estratégias alinhadas às expectativas dos clientes para manter o fluxo de vendas e expandir sua base de consumidores. Em meio ao crescimento da concorrência e à necessidade da busca novas formas de atrair clientes e consolidar no mercado, o plano de marketing se torna uma ferramenta efetiva no direcionamento estratégico das ações mercadológicas das organizações. Objetivo: Propor um plano de marketing para a Colchões & Cia, visando melhorar sua imagem e estratégias de mercado em Brasilândia de Minas. Os objetivos específicos foram entender as preferências dos consumidores locais e desenvolver estratégias personalizadas para atender as especificidades da comunidade. Metodologia: A metodologia deste estudo combinou elementos exploratórios e descritivos para aprofundar a compreensão sobre o tema. Inicialmente se realizou uma revisão bibliográfica para fundamentar teoricamente o trabalho usando artigos científicos, livros e periódicos. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa observacional e documental na empresa, analisando práticas de marketing, tanto qualitativas quanto quantitativas. O estudo analisou o ambiente interno e externo da empresa para o desenvolvimento de um plano de marketing. A pesquisa documental possibilitou a análise de registros internos da empresa, como relatórios de vendas e campanhas anteriores, fornecendo uma base sólida para o plano de marketing. Os levantamentos ocorreram entre julho e setembro de 2024. Resultados: A Colchões & Cia estabeleceu metas específicas e mensuráveis para aumentar a visibilidade da marca, expandir as vendas e fidelizar clientes, garantindo sua competitividade no mercado. As metas orientadas para assegurar o sucesso estratégico foram: aumentar a visibilidade da marca; aumentar as vendas em 20% no próximo ano; fidelizar clientes e aumentar a recompra; melhorar a taxa de conversão no e-commerce. As principais iniciativas propostas no plano de marketing visando ao alcance das metas incluiu remodelação da identidade visual para modernizar a marca, o que inclui a unificação da identidade visual da loja física e do e-commerce. Foram realizadas também campanhas digitais como SEO e parcerias com influenciadores em plataformas como Facebook, Instagram e Google, passando também pela otimização do site da empresa para melhorar a experiência de navegação. Por fim, foram criados programas de fidelidade para fortalecimento e consolidação da recompra dos clientes. Como ações de acompanhamento, realizadas, destacaram-se métricas de visibilidade em redes sociais e captação, positivação e retenção de clientes, além do acompanhamento do aumento do ticket médio; e taxas de proporção, abandono de carrinho e conversão no e-commerce. Conclusão: A implementação das estratégias de marketing propostas foi crucial para o crescimento sustentável da Colchões & Cia. Este estudo demonstrou que, com planejamento estratégico e ações focadas, pequenas empresas podem competir com grandes redes, utilizando estratégias digitais e parcerias locais para consolidar sua marca e fidelizar seus clientes. Além disso, as propostas apresentadas fornecem um modelo aplicável para outras empresas de pequeno porte que busquem crescer e se adaptar a mercados competitivos e dinâmicos.