PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A EMPRESA DE MÓVEIS COLCHÕES & CIA

Autores

  • Matheus Silvério Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Guilherme André Braga Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Plano de Marketing, Marketing Estratégico, Varejo de Móveis, Fidelização de Clientes, Marketing Digital

Resumo

Introdução: O aumento da concorrência e das exigências dos consumidores impõe às pequenas empresas, especialmente em cidades menores, o desafio de se reinventarem. Nesse cenário, é essencial que as organizações formulem estratégias alinhadas às expectativas dos clientes para manter o fluxo de vendas e expandir sua base de consumidores. Em meio ao crescimento da concorrência e à necessidade da busca novas formas de atrair clientes e consolidar no mercado, o plano de marketing se torna uma ferramenta efetiva no direcionamento estratégico das ações mercadológicas das organizações. Objetivo: Propor um plano de marketing para a Colchões & Cia, visando melhorar sua imagem e estratégias de mercado em Brasilândia de Minas. Os objetivos específicos foram entender as preferências dos consumidores locais e desenvolver estratégias personalizadas para atender as especificidades da comunidade. Metodologia: A metodologia deste estudo combinou elementos exploratórios e descritivos para aprofundar a compreensão sobre o tema. Inicialmente se realizou uma revisão bibliográfica para fundamentar teoricamente o trabalho usando artigos científicos, livros e periódicos. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa observacional e documental na empresa, analisando práticas de marketing, tanto qualitativas quanto quantitativas. O estudo analisou o ambiente interno e externo da empresa para o desenvolvimento de um plano de marketing. A pesquisa documental possibilitou a análise de registros internos da empresa, como relatórios de vendas e campanhas anteriores, fornecendo uma base sólida para o plano de marketing. Os levantamentos ocorreram entre julho e setembro de 2024. Resultados: A Colchões & Cia estabeleceu metas específicas e mensuráveis para aumentar a visibilidade da marca, expandir as vendas e fidelizar clientes, garantindo sua competitividade no mercado. As metas orientadas para assegurar o sucesso estratégico foram: aumentar a visibilidade da marca; aumentar as vendas em 20% no próximo ano; fidelizar clientes e aumentar a recompra; melhorar a taxa de conversão no e-commerce. As principais iniciativas propostas no plano de marketing visando ao alcance das metas incluiu remodelação da identidade visual para modernizar a marca, o que inclui a unificação da identidade visual da loja física e do e-commerce. Foram realizadas também campanhas digitais como SEO e parcerias com influenciadores em plataformas como Facebook, Instagram e Google, passando também pela otimização do site da empresa para melhorar a experiência de navegação. Por fim, foram criados programas de fidelidade para fortalecimento e consolidação da recompra dos clientes. Como ações de acompanhamento, realizadas, destacaram-se métricas de visibilidade em redes sociais e captação, positivação e retenção de clientes, além do acompanhamento do aumento do ticket médio; e taxas de proporção, abandono de carrinho e conversão no e-commerce. Conclusão: A implementação das estratégias de marketing propostas foi crucial para o crescimento sustentável da Colchões & Cia. Este estudo demonstrou que, com planejamento estratégico e ações focadas, pequenas empresas podem competir com grandes redes, utilizando estratégias digitais e parcerias locais para consolidar sua marca e fidelizar seus clientes. Além disso, as propostas apresentadas fornecem um modelo aplicável para outras empresas de pequeno porte que busquem crescer e se adaptar a mercados competitivos e dinâmicos.

Biografia do Autor

Matheus Silvério Guimarães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Administração (UNIPAM)

Guilherme André Braga, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador (UNIPAM)

Publicado

2025-10-31

Edição

Seção

Administração

Categorias