O MERCADO DE INVESTIMENTO NO BRASIL

ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DE APLICAÇÃO AO LONGO DOS ANOS

Autores

  • Lara Jéssyka Ferreira Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Luís Fellipe Pereira de Melo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Investimento, aplicações, imposto de renda

Resumo

Introdução: O mercado de investimento no Brasil, indubitavelmente, apresentou um quadro de crescimento contínuo, especialmente no que diz respeito a aplicações em Certificado de Depósito Bancário (CDB), criptomoedas e renda fixa; desse modo, nota-se uma mudança de tendências e de padrões nos investimentos dos brasileiros, ou seja, onde o dinheiro é investido. Essas informações são disponibilizadas pelo Governo Federal por meio da Declaração Anual do Imposto de Renda. Objetivo: Abordar a evolução das informações dos investimentos no Brasil de acordo com análise das informações contidas nas informações do Imposto de Renda. Metodologia: A pesquisa, por ser de natureza bibliográfica e webliográfica, não teve a obrigatoriedade de ser submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Patos de Minas, exigência que é obrigatória quando a pesquisa faz abordagem a pessoas. O estudo navegou pelos principais autores relacionados ao tema: Fonseca (2007); Khede (2023); Castro (2023). Foi feita uma compilação das principais ideias desses autores, a fim de sistematizá-las coerentemente e disponibilizá-las aos interessados no assunto, principalmente os estudantes. Resultados: Observou-se que cada autor procurou descrever os estudos sobre o comportamento dos investidores brasileiros, os quais, nos últimos anos, possuíam a tendência em investir, ocasionando o crescimento do número de investidores no Brasil. Essa mudança foi propagada devido aos fatores socioeconômicos e culturais dos brasileiros. Conclusão: A taxa Selic, a educação financeira, a globalização e o acesso à informação são essenciais para os investimentos no Brasil. A Selic afeta custos e rentabilidade, enquanto a educação financeira ajuda os investidores a tomar decisões informadas. A globalização amplia oportunidades ao conectar o Brasil a mercados internacionais. O acesso à informação permite decisões baseadas em dados.

Biografia do Autor

Lara Jéssyka Ferreira Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Ciências Contábeis (UNIPAM)

Luís Fellipe Pereira de Melo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Ciências Contábeis (UNIPAM)

Publicado

2025-11-04

Edição

Seção

Ciências Contábeis

Categorias