MARKETING DE INCLUSÃO

A REPRESENTATIVIDADE RACIAL NA MARCA BARBIE E SEUS EFEITOS NO PÚBLICO INFANTIL

Autores

  • Gustavo Naves de Souza Aguiar Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Regina Macedo Boaventura Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

marketing, inclusão, barbie, público infantil, representatividade racial

Resumo

O marketing inclusivo é uma estratégia fundamental para promover a diversidade e a representatividade nas campanhas publicitárias, especialmente quando voltadas ao público infantil, como é o caso da icônica boneca Barbie, lançada em 1959, com sua primeira versão negra em 1980. De lá pra cá, a marca tem se adaptado às demandas sociais por maior inclusão racial. A publicidade, nesse contexto, exerce um papel crucial, já que as crianças são influenciadas pelas mensagens e imagens às quais têm acesso. Objetivo: Por meio de uma reflexão teórica sobre a importância da diversidade na publicidade infantil e o impacto de personagens representativas na construção da percepção das crianças, este trabalho buscou entender como a marca Barbie contribui para o desenvolvimento da identidade racial e a inclusão social, além de analisar como essa  representatividade racial, presente nas diferentes versões da boneca, impacta o público infantil, especialmente crianças negras, na formação de valores sociais e de autoestima. Metodologia: Foi feita uma revisão webliográfica e foram analisadas campanhas, com foco na importância do marketing de inclusão na promoção de valores de igualdade desde a infância. Resultados: Na mudança de posicionamento da Barbie, desde 2016, vem sendo adotada uma abordagem mais inclusiva ao abandonar os padrões de beleza idealizados nas décadas anteriores. A marca introduziu bonecas com diferentes tons de pele, deficiência física e condições como vitiligo, oferecendo às crianças uma visão multidimensional da beleza. Conclusão: Ao trazer à tona questões de representatividade racial, a marca atua como um símbolo de transformação social, refletindo as mudanças na forma como a publicidade retrata a diversidade.

Biografia do Autor

Gustavo Naves de Souza Aguiar, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Comunicação Social

Regina Macedo Boaventura, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Publicado

2025-10-31