MARKETING DE INCLUSÃO
A REPRESENTATIVIDADE RACIAL NA MARCA BARBIE E SEUS EFEITOS NO PÚBLICO INFANTIL
Palavras-chave:
marketing, inclusão, barbie, público infantil, representatividade racialResumo
O marketing inclusivo é uma estratégia fundamental para promover a diversidade e a representatividade nas campanhas publicitárias, especialmente quando voltadas ao público infantil, como é o caso da icônica boneca Barbie, lançada em 1959, com sua primeira versão negra em 1980. De lá pra cá, a marca tem se adaptado às demandas sociais por maior inclusão racial. A publicidade, nesse contexto, exerce um papel crucial, já que as crianças são influenciadas pelas mensagens e imagens às quais têm acesso. Objetivo: Por meio de uma reflexão teórica sobre a importância da diversidade na publicidade infantil e o impacto de personagens representativas na construção da percepção das crianças, este trabalho buscou entender como a marca Barbie contribui para o desenvolvimento da identidade racial e a inclusão social, além de analisar como essa representatividade racial, presente nas diferentes versões da boneca, impacta o público infantil, especialmente crianças negras, na formação de valores sociais e de autoestima. Metodologia: Foi feita uma revisão webliográfica e foram analisadas campanhas, com foco na importância do marketing de inclusão na promoção de valores de igualdade desde a infância. Resultados: Na mudança de posicionamento da Barbie, desde 2016, vem sendo adotada uma abordagem mais inclusiva ao abandonar os padrões de beleza idealizados nas décadas anteriores. A marca introduziu bonecas com diferentes tons de pele, deficiência física e condições como vitiligo, oferecendo às crianças uma visão multidimensional da beleza. Conclusão: Ao trazer à tona questões de representatividade racial, a marca atua como um símbolo de transformação social, refletindo as mudanças na forma como a publicidade retrata a diversidade.