A DEFESA DA COMUNICAÇÃO COMO OITAVO PRINCÍPIO COOPERATIVISTA
Palavras-chave:
comunicação, cooperativismo, princípios do cooperativismoResumo
O cooperativismo é um modelo de negócio centrado na participação colaborativa, que combina objetivos econômicos e sociais e se fundamenta em sete princípios: adesão livre e voluntária; gestão democrática; participação econômica; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação e interesse pela comunidade. Esse modelo de negócio é um sistema que tem crescido significativamente no Brasil, principalmente após a pandemia de COVID-19, que foi responsável por intensificar as transformações nos processos de consumo, impactando comunidades e empresas de maneira abrangente. Nesse cenário, a comunicação pautada na capacidade de criar relações com quem se fala e transmitir mensagens com eficiência, mostra-se como uma ferramenta essencial para o fortalecimento dos objetivos das cooperativas, promovendo a disseminação da sua política. Assim, considerando seu papel estratégico para o desenvolvimento do cooperativismo, discute-se mundialmente sobre a adição da comunicação como oitavo princípio cooperativista. Objetivo: Analisar o impacto da comunicação no cooperativismo, demonstrando por meio do levantamento de dados e argumentos sua importância e necessidade de reconhecimento como um oitavo princípio cooperativista. Metodologia: A pesquisa foi desenvolvida por meio de análise bibliográfica e webgráfica, complementada por entrevistas qualitativas com especialistas da área de comunicação em cooperativas de Patos de Minas (MG) e região. Resultados: Foi possível observar a relevância da comunicação para o cooperativismo, contribuindo para três áreas principais: a disseminação efetiva dos valores cooperativistas; o fortalecimento da fidelização dos membros cooperados; a ampliação das suas práticas sociais. Esses aspectos ressaltam a importância da comunicação como um possível princípio. Conclusão: A comunicação é essencial para o funcionamento e o desenvolvimento das cooperativas, e sua formalização como oitavo princípio cooperativista mostra-se relevante e estratégica.