A RELEVÂNCIA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
Palavras-chave:
Comunicação, Organizações, ResultadosResumo
Introdução: A comunicação é uma ferramenta de suma importância nas relações humanas desde os primórdios, tendo em vista a necessidade do ser humano expressar suas ideias e sentimentos, melhorando os relacionamentos como um todo, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Dentro das organizações essa habilidade de se expressar é fundamental, sendo um instrumento essencial nas relações entre gestores e colaboradores, pois ela orienta e delimita ações entre pessoas, une equipes em prol de um objetivo, possibilita o desenvolvimento de habilidades, permite um feedback mais assertivo, promove mudanças conjuntas e presta contribuições estratégicas. A capacidade de se desenvolver e comunicar é essencial entre todos os membros de um grupo, pois a comunicação eficaz garante o bom andamento dos processos, a execução das atividades, o bom relacionamento e o alcance de resultados positivos. Objetivo: Analisar o papel da comunicação no ambiente organizacional e, desse modo, identificar a importância de se desenvolver técnicas e dinâmicas que possibilitem seu melhor desempenho. Metodologia: A pesquisa apresentada teve natureza bibliográfica, não tendo assim a obrigatoriedade de ser submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Patos de Minas, exigência que é obrigatória quando a pesquisa faz abordagem a pessoas. O presente trabalho estudou os principais autores relacionados ao tema: Chiavenato (2014) e Macêdo (2012). Realizou-se uma compilação das ideias fundamentais dos autores, com a finalidade de sistematizá-las de modo coeso, tornando disponível aos estudiosos no tema. Resultados: Notou-se que cada autor aponta habilidades e técnicas a serem aplicadas e desenvolvidas dentro das organizações com o intuito de gerar melhores resultados. Conclusão: A capacidade de comunicação entre as pessoas melhora a resolução de conflitos, fortalece a cultura da empresa, reduz a taxa de rotatividade, melhora a tomada de decisões, aumenta a produtividade e, por conseguinte, aperfeiçoa os relacionamentos no âmbito organizacional.