GESTÃO FINANCEIRA

UMA INTERVENÇÃO PRÁTICA NO POVOADO DE ALAGOAS

Autores

  • Stéfane Sara Ferreira Dias Rosa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Alan Santos de Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Educação financeira, Jovens, Gestão financeira, Comunidade, Autonomia financeira

Resumo

Introdução: A educação financeira é fundamental para a vida adulta, influenciando diretamente a estabilidade econômica e o bem-estar pessoal. No Brasil, a falta de preparo financeiro impacta especialmente os jovens, um problema agravado pela ausência de programas estruturados no currículo escolar. Essa realidade é ainda mais desafiadora em comunidades remotas, como o povoado de Alagoas, em Patos de Minas (MG), onde, apesar da oferta de aulas de finanças, a aplicação prática dos conceitos é limitada. O projeto de intervenção teve como objetivo capacitar os alunos do ensino médio da Escola Estadual Eustáquio José da Silva a aplicarem efetivamente conceitos de gestão financeira em seu cotidiano, aprimorando suas habilidades de administração financeira pessoal. Metodologia: A intervenção foi realizada por meio de uma palestra, uma dinâmica de elaboração de orçamento familiar e a distribuição de folders informativos. A coleta inicial de informações ocorreu em reuniões com a supervisão pedagógica da escola, que revelou lacunas significativas no entendimento prático dos alunos. A dinâmica proporcionou uma experiência prática na criação de um orçamento familiar fictício, permitindo que os alunos compreendessem os desafios de equilibrar receitas e despesas. Resultados: A participação de 54 alunos demonstrou que a atividade prática não apenas aumentou o envolvimento, mas também melhorou a compreensão sobre planejamento financeiro, uso de crédito e poupança. Os depoimentos dos alunos, após a intervenção, indicaram uma maior confiança na gestão de suas finanças, além de uma valorização do planejamento financeiro. Essa experiência teve um impacto positivo nas suas atitudes em relação à administração de recursos. Conclusão: Este projeto reafirma a importância de combinar teoria e prática na educação financeira, destacando o papel das atividades interativas na formação dos jovens e na preparação para enfrentar desafios econômicos. Iniciativas como esta podem contribuir para a melhoria da gestão financeira na vida dos alunos e da comunidade, impactando positivamente a qualidade de vida local.

Biografia do Autor

Stéfane Sara Ferreira Dias Rosa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Administração (UNIPAM)

 

Alan Santos de Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador (UNIPAM)

Publicado

2025-10-31

Edição

Seção

Administração

Categorias