MERCHANDISING EM EVENTOS
A RELEVÂNCIA DA PROMOÇÃO DE MARCA EM ESPAÇOS COMERCIAIS
Palavras-chave:
merchandising, marketing, eventosResumo
Introdução: Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção das organizações sobre a relevância e o impacto do merchandising e da promoção de marca em eventos, áreas que são essenciais para a construção de uma identidade visual forte e consistente. A pesquisa se aprofunda na interseção entre merchandising e marketing em eventos, enfatizando o impacto do visual merchandising como uma das estratégias mais eficazes do mix de comunicação. Ambientes físicos aplicados no âmbito de eventos têm como objetivo não apenas servir como amostra de produtos ou serviços, mas também atuar como canais estratégicos para comunicar os valores e a identidade da marca aos possíveis clientes e parceiros. Através de elementos visuais, sensoriais e interativos, os stands oferecem uma experiência imersiva que prende a atenção e envolve o público-alvo, estabelecendo conexões emocionais e duradouras. O visual merchandising desempenha um papel crucial para proporcionar maior visibilidade aos produtos e serviços, agregando valor ao consumidor ao gerar uma experiência sensorial que vai além da simples exposição de itens. Objetivo: Analisar a percepção das organizações sobre a relevância e o impacto do merchandising e a promoção de marca em eventos para sua imagem e posicionamento. Metodologia: O presente estudo é considerado do tipo exploratório, com abordagem qualitativa. Foi aplicado um roteiro de entrevistas, tendo como público-alvo gestores de empresas, participantes de eventos na cidade de Patos de Minas (MG) que tiveram por experiência stands montados pela empresa Mobi Locações e Eventos. A amostra foi composta por 10 gestores; foram 7 perguntas abertas para a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Através de stands bem planejados e estrategicamente localizados, as marcas transmitem seus valores e seus diferenciais de maneira visual e tangível, o que contribui para consolidar sua identidade perante os consumidores e fortalecer seu posicionamento. Além disso, a pesquisa concluiu que o visual merchandising e a promoção de marca em eventos são essenciais para agregar valor e criar um ambiente favorável à imagem das empresas. Conclusão: A pesquisa discutiu as experiências das empresas em eventos e analisou variáveis do mix de marketing. Concluiu-se que o visual merchandising e a promoção de marca em eventos são essenciais para agregar valor e criar um ambiente favorável à imagem das empresas. Também foi verificada a efetividade do merchandising visual através do uso de stands promocionais, ressaltando o valor que essas práticas agregam à imagem institucional da marca.