EMPREENDEDORISMO FEMININO
DESAFIOS DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
Palavras-chave:
Empreendedorismo feminino, mercado de trabalho, desafios enfrentadosResumo
Introdução O presente artigo explora a trajetória da mulher no ambiente profissional desde a Revolução Industrial até os dias atuais, focando no gradativo aumento do empreendedorismo feminino como forma de resposta às desigualdades enfrentadas no mercado de trabalho. A pesquisa realizada destaca que, apesar dos avanços da inserção da mulher no ambiente antes frequentado majoritariamente pela figura masculina, ainda existem diversos desafios como a desigualdade salarial, assédio e más condições de trabalho que são, em suma, os motivos que levam as mulheres a buscar o empreendedorismo como alternativa. Objetivo: O objetivo geral do presente artigo de pesquisa foi analisar o empreendedorismo feminino diante dos desafios enfrentados pela mulher no mercado de trabalho. O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa e por uma revisão integrativa da literatura a fim de fornecer maiores informações sobre um mesmo assunto com análise de dados de pesquisas realizadas anteriormente. Metodologia: O estudo utilizou uma revisão integrativa da literatura, a fim de analisar o impacto social do empreendedorismo feminino, ressaltando sua importância na promoção da independência financeira e fortalecimento de lideranças femininas. Devido à sua natureza bibliográfica e webliográfica, não houve a obrigatoriedade de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Patos de Minas. Resultados: O empreendedorismo feminino é apresentado não apenas como uma forma de emancipação econômica, mas também como agente de mudança social, desafiando tradições e incentivando a inclusão no ambiente profissional. Conclusão: Observou-se que o empreendedorismo feminino aumenta cada vez mais no Brasil em razão da busca por melhores condições de vida, pois, ao iniciar o próprio negócio, acredita-se ter maior probabilidade de fazer mudanças no mercado de trabalho e ascender economicamente. Concluiu-se que o empreendedorismo feminino causa grande impacto social, pois promove não apenas a independência econômica das mulheres, mas também o desenvolvimento das comunidades em que atuam.