EMPREENDEDORISMO FEMININO

DESAFIOS DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Thallita Moreira Medeiros Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Empreendedorismo feminino, mercado de trabalho, desafios enfrentados

Resumo

Introdução O presente artigo explora a trajetória da mulher no ambiente profissional desde a Revolução Industrial até os dias atuais, focando no gradativo aumento do empreendedorismo feminino como forma de resposta às desigualdades enfrentadas no mercado de trabalho. A pesquisa realizada destaca que, apesar dos avanços da inserção da mulher no ambiente antes frequentado majoritariamente pela figura masculina, ainda existem diversos desafios como a desigualdade salarial, assédio e más condições de trabalho que são, em suma, os motivos que levam as mulheres a buscar o empreendedorismo como alternativa. Objetivo: O objetivo geral do presente artigo de pesquisa foi analisar o empreendedorismo feminino diante dos desafios enfrentados pela mulher no mercado de trabalho. O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa e por uma revisão integrativa da literatura a fim de fornecer maiores informações sobre um mesmo assunto com análise de dados de pesquisas realizadas anteriormente. Metodologia: O estudo utilizou uma revisão integrativa da literatura, a fim de analisar o impacto social do empreendedorismo feminino, ressaltando sua importância na promoção da independência financeira e fortalecimento de lideranças femininas. Devido à sua natureza bibliográfica e webliográfica, não houve a obrigatoriedade de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Patos de Minas. Resultados: O empreendedorismo feminino é apresentado não apenas como uma forma de emancipação econômica, mas também como agente de mudança social, desafiando tradições e incentivando a inclusão no ambiente profissional. Conclusão: Observou-se que o empreendedorismo feminino aumenta cada vez mais no Brasil em razão da busca por melhores condições de vida, pois, ao iniciar o próprio negócio, acredita-se ter maior probabilidade de fazer mudanças no mercado de trabalho e ascender economicamente. Concluiu-se que o empreendedorismo feminino causa grande impacto social, pois promove não apenas a independência econômica das mulheres, mas também o desenvolvimento das comunidades em que atuam.

Biografia do Autor

Thallita Moreira Medeiros, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Administração (UNIPAM)

Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora (UNIPAM)

Publicado

2025-10-31

Edição

Seção

Administração

Categorias