GESTÃO DE PESSOAS E SUA EFICÁCIA PARA O TOUNOVER E ABSENTEÍSMO

Autores

  • Ana Cecilia Amaral de Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Absenteísmo, Custos organizacionais, Tounover

Resumo

Introdução: Turnover e absenteísmo são temas bastante discutidos atualmente, pois ambos impactam significativamente as operações e finanças das organizações. O Turnover refere-se à rotatividade de colaboradores, ou seja, o processo de saída e entrada de funcionários dentro de uma empresa. Já o Absenteísmo se relaciona às ausências frequentes no ambiente de trabalho, que podem ser causadas por fatores como problemas de saúde, desmotivação ou até insatisfação com o trabalho. A presença elevada desses fenômenos dentro de uma organização pode representar um alerta para questões que precisam ser solucionadas a fim de garantir um ambiente organizacional saudável e eficiente. Objetivo: Investigar o impacto do Turnover e do Absenteísmo nos custos organizacionais, demonstrando como esses fatores influenciam diretamente as despesas da empresa. Metodologia: Esta pesquisa se caracteriza como uma revisão bibliográfica, com abordagem descritiva e qualitativa, focada em compreender o problema de forma aprofundada e levantar hipóteses sobre sua solução. Foram analisados artigos e estudos publicados entre 2014 e 2024, com seleção baseada em critérios de inclusão e exclusão relevantes para o tema. Resultados: A partir das palavras-chave, 10 artigos foram selecionados conforme métodos de inclusão e exclusão, os quais ajudaram a discutir o objetivo deste trabalho. De modo geral, quanto à análise de que o absenteísmo vem influenciando a rotatividade dentro da empresa, foram verificados vários motivos que levam o colaborador a pedir demissão ou ser demitido. Conclusão: Foram constatadas oportunidades de redução dos custos, principalmente através de investimentos em processos de prevenção. Assim, à Gestão de Recursos Humanos cabe gerir, controlar e implementar medidas de modo que os colaboradores se sintam mais motivados, tornando-se mais produtivos, incrementado o seu aproveitamento para atingir as metas individuais e organizacionais.

Biografia do Autor

Ana Cecilia Amaral de Sousa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Ciências Contábeis (UNIPAM)

Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora (UNIPAM)

Publicado

2025-11-04

Edição

Seção

Ciências Contábeis

Categorias