PLANO DE MARKETING DA EMPRESA “BUFFET ARTE DO CHURRASCO”

EM BUSCA DA CONSOLIDAÇÃO REGIONAL

Autores

  • Gabriel Pereira Camargos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Guilherme André Braga Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Endomarketing, Estratégias de Marketing, marketing, : Funções administrativas, organização, prestação de serviços, satisfação do cliente.

Resumo

Introdução: O marketing desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das organizações, contribuindo para o cumprimento de seus objetivos. Dentro das ferramentas de promoção do marketing, o plano de marketing insere-se como documento estratégico que descreve as metas, as estratégias e as táticas que uma empresa irá adotar para promover seus produtos ou serviços. Objetivos: criar um plano de marketing para possibilitar um crescimento estruturado, ampliar áreas de atuação e conhecimento da marca do Buffet Arte do Churrasco, no intuito de consolidar a empresa em sua região. Metodologia: foi feita uma pesquisa descritiva, de caráter documental e bibliográfica, com o levantamento de dados da empresa e apresentação de plano de marketing. Resultados: foi desenvolvido um plano de marketing com foco na consolidação e expansão da empresa, sobretudo tendo em vista o crescente mercado de eventos na região. A proposta se baseou na estratégia de 4P (produto, preço, praça e propaganda/comunicação). A proposta da empresa é oferecer um mix de produtos/serviços de qualidade através de pactos específicos à demanda dos clientes. A estratégia de preços definida foi a de penetração, visando oferecer inicialmente um serviço de alta qualidade com preço situado na média do mercado local. Em relação à praça, o foco das atividades da empresa é a prestação de serviços em seu espaço próprio, que se encontra totalmente adequado às demandas do serviço e, eventualmente, realizando a prestação de serviços em outros espaços. Sobre as estratégias de promoção e propaganda, optou-se por utilizar os recursos do marketing digital, aliado a materiais gráficos distribuídos em espaços específicos. Quanto aos parceiros, a estratégia adotada é de estabelecimento de parcerias junto a cerimoniais e empresas responsáveis por formaturas. Para subsidiar a elaboração do estudo, foi elaborada a matriz de SWOT para apuração de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Conclusão: a elaboração do plano de marketing permitiu que fossem sistematizadas as diversas etapas para o desenvolvimento do empreendimento com maior segurança e com o controle dos riscos e possibilidades de consolidação e expansão do negócio. Foi possível perceber as potencialidades de mercado existentes, fundamentando a efetivação do plano, a partir da execução das estratégias propostas.

Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Administração

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