O IMPACTO DO CHATGPT NA ADMINISTRAÇÃO
UMA ANÁLISE NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
Palavras-chave:
ChatGPT;, Inteligência Artificial, Tecnologia da Informação, educaçãoResumo
Introdução: no segundo semestre de 2022, as editorias de ciência e tecnologia dos principais veículos de comunicação deram amplo destaque ao lançamento de uma ferramenta de inteligência artificial denominada de ChatGPT (Chat Generative Pre-Trained Transformer). Ele foi desenvolvido pela empresa norte-americana OpenAI, fundada no Vale do Silício, Califórnia. O software ChatGPT é um exemplo de diversos programas que utilizam inteligência artificial para simular diálogos humanos, por meio de mensagens de texto ou voz. Objetivo: analisar o impacto do ChatGPT no curso de Administração e Gestão Comercial como ferramenta didática pedagógica no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Metodologia: foi feito um estudo bibliográfico e de campo. Foi feita uma abordagem qualitativa dos dados colhidos de 43 participantes escolhidos pelo critério de amostra não probabilística. Os entrevistados foram professores, alunos do curso de Administração e Gestão Comercial. Resultados: o ChatGPT mostrou-se útil nas atividades acadêmicas e de pesquisas, mas foi ressaltado que a rede móvel lenta e a versão desatualizada de aparelhos atrapalham o funcionamento. O ChatGPT trouxe benefícios como a resolução de problemas, economia de tempo e informações rápidas, inclusive impactou no apoio a projetos e trabalhos. O ChatGPT não substitui a interação entre docentes e discentes, porém os conhecimentos dos usuários vão sendo extintos. No ambiente empresarial, o uso da ferramenta é importante nas atividades propostas e nas tomadas de decisões. Os entrevistados afirmaram que a IA pode contribuir para a melhoria de suas atividades profissionais, foram unânimes em indicar o ChatGPT para familiares, amigos e colegas de profissão e afirmam que o chat não apresenta ameaças. Conclusão: o ChatGPT interfere de forma positiva na relação da docência e aprendizado, bem como no meio empresarial, como informações rápidas e esclarecimentos relevantes. Pontos negativos também foram apontados: a tendência em diminuir o raciocínio natural, gerando uma preguiça mental.