PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING COM FOCO EM ALAVANCAGEM DE VENDAS

Autores

  • Afonso Henrique Veloso Ribeiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Eliphas Levi Pereira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

vendas, marketing, gestor, planejamento, cliente

Resumo

Introdução: no atual contexto econômico, um dos grandes desafios é a competitividade que está em expoente crescimento, sendo cada vez maior o número de empresas que aparecem dispostas a atender à necessidade dos clientes e fornecer produtos equiparados. Assim, cabe aos empresários objetivar a criação de estratégias que estejam de acordo com a demanda e que mantenham ou aumentem o ciclo de vendas. Devido à forte concorrência e à necessidade de manter os clientes antigos e atrair novos, investir no marketing é tornar-se um dos pilares essenciais do centro empresarial. Objetivo: analisar as estratégias de marketing que são utilizadas pela empresa, aprimorá-las e desenvolver novas estratégias levando em conta a realidade da empresa, com a finalidade de alavancar as suas vendas através de um planejamento estratégico de marketing. Metodologia: foi feita uma pesquisa bibliográfica descritiva e uma de campo qualitativa com a gestora da empresa Lamoryê. Foi aprovada pelo CEP/UNIPAM sob Protocolo n. 6.386.838 em 04 de outubro de 2023. O questionário foi respondido no dia 09 de outubro de 2023. As pesquisas foram balizadas pelos seguintes autores: Vergara (2006), Gil (1991) e Richardson (1999). Resultados: foram analisadas as estratégias que são utilizadas pela empresa e sugerido planejamento estratégico de marketing para alavancar as suas vendas, condicionantes que deram sustentação ao resultado. As práticas de marketing utilizadas foram a boa exposição dos produtos, a etiquetagem de preço e a boa comunicação com os clientes. A gestora possui conhecimentos sobre o plano de marketing: perceber que com a internet a sua demanda vem em queda, assim surgindo a necessidade de um planejamento para aumentar as vendas, sendo seus objetivos a curto, médio e longo prazo conquistar mais clientes, aumentar demanda, faturamento e consolidação da marca, apesar de que a localização ser um ponto fraco da organização. Para a gestora, os clientes são tratados da melhor forma e há produtos de qualidade. O mix atual de produtos em relação aos seus clientes é satisfatório. Leva-se em conta o auxílio do plano de marketing para que esse mix possa ser aumentado e assim por consequência melhor visão futura de mercado, aumento do lucro e adequação de inovações tecnológicas, trabalhando de forma profissional e maior presença na internet e redes sociais. No planejamento estratégico de marketing, pretende-se usar as seguintes ferramentas estratégicas: Instagram, Facebook, WhatsApp e Google. Com o plano estratégico de marketing, devem-se realizar investimentos em capital de giro, estrutura física e modernização tecnológica, cujo aporte será feito com recursos próprios. Conclusão: fica claro que o esforço para implantar o planejamento estratégico de marketing será essencial para manutenção da empresa e também para alavancagem futura de suas vendas.

Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Administração

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