ANÁLISE MERCADOLÓGICA DE COMÉRCIOS DO BEM-ESTAR SEXUAL
Palavras-chave:
mercado de bem-estar sexual, hábitos sexuais, cultura, futuro econômico, mercado erótico, profissionais contábeis, sex shopsResumo
Introdução: o estudo foi realizado por intermédio de uma concisa análise do mercado de bem-estar sexual, no século XXI. Para isso, foram pesquisados artigos, revistas e recortes jornalísticos, com o intuito de estabelecer comparações significativas, bem como de entender os impactos das mudanças dos hábitos sexuais na cultura, as quais proporcionaram a demanda por esses tipos de produtos e de serviços. Objetivo: identificar qual será o futuro econômico do mercado erótico, a fim de compreender as oportunidades de atuação para profissionais contábeis devido ao crescimento exponencial de sex shops. Metodologia: a pesquisa foi do tipo bibliográfica e webliográfica, de modo que navegou pelos principais autores relacionados ao tema: Ribeiro (2021), Abeme (2018), Rotili (2016), Souza K (2023), Müller (2002), Serafim (2020) e Persch (2023). Foi empreendida a compilação das principais concepções desses autores, com o intuito de sistematizá-las de forma coesa e torná-las acessíveis aos indivíduos interessados no tema, principalmente às empresas e aos profissionais contábeis. Resultados: foi notável o crescimento do mercado sexual na economia, sobretudo no Brasil atual, devido especialmente às mudanças culturais e ao rompimento do tema de bem-estar sexual, até então um tabu na sociedade. A pandemia provocada pela covid-19 e as políticas de isolamento social fizeram com que a demanda por objetos de entretenimento sexual e mídias eróticas aumentasse em uma velocidade jamais vista, proporcionando investimentos nesses empreendimentos. Conclusão: a origem da comercialização de produtos utilizados para o bem-estar sexual evidencia a oportunidade de trabalhar em um mercado que anteriormente era complexo e pouco falado. Assim, criou-se a necessidade do controle contábil para as tomadas de decisões nesse segmento, visando tornar pequenas e médias empresas em grandes comércios, com variedade de clientes, inclusive no e-commerce.