TAYLOR SWIFT E O IMPACTO NA INDÚSTRIA MUSICAL

Autores

  • Elias Antônio Fernandes Júnior Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carlen Fonseca Gonçalves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Regina Macedo Boaventura Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Taylor Swift, Música, Hábitos de consumo, Estratégia de posicionamento

Resumo

Introdução: Taylor Swift, figura icônica na música contemporânea, passou por inúmeras batalhas ao longo de sua carreira, desde sua estreia na indústria musical até o encerramento de seu contrato com a primeira gravadora, que resultou na perda dos direitos sobre suas músicas. No entanto, ela não entrou em processo judicial para ter as versões master de suas músicas e, por ser a intérprete e escritora das canções, conseguiu dar a volta por cima, regravando seus projetos musicais e lançando-os sob o título “Taylor’s Version”. O trabalho da cantora é marcado por letras poéticas que abordam suas experiências pessoais e desafios enfrentados, inspirando pessoas de todas as idades a superar obstáculos e a tomar controle de suas vidas. Objetivo: mostrar o impacto de Taylor Swift na sociedade atual, destacar os principais marcos de sua carreira na história da música, avaliar a reação do público a esses marcos e entender como a estratégia de Taylor Swift tem o poder de inspirar e conectar as pessoas. Metodologia: a pesquisa se baseia na ideia de que os artistas são celebridades públicas, superexpostas ao público e que essa exposição é amplificada pela mídia, tornando-os marcas que produzem produtos culturais que influenciam a sociedade e transmitem mensagens profundas. Essas músicas desempenham um papel fundamental nesse processo, pois tem o poder de evocar emoções, influenciar o comportamento e conectar as pessoas. Metodologia: foi feito um estudo bibliográfico e webgráfico. Resultados: as redes sociais, como Instagram e Twitter, bem como os perfis oficiais da cantora e páginas de fãs, foram importantes para direcionar o público da cantora, que são jovens entre 15 a 35 anos. Percebeu-se que a artista influencia positivamente a sociedade através de suas músicas e estratégias de posicionamento no mercado mundial da música, destacando-se a importância das conexões emocionais entre os artistas e seus fãs. A estratégia de Taylor Swift frente ao mercado mundial da música e suas experiências pessoais têm influenciado seus fãs e moldando a cultura contemporânea. Conclusão: a música pode servir como uma ferramenta de inspiração e motivação para enfrentar desafios na vida cotidiana.

Publicado

2024-10-16