PREVENÇÃO DE FRAUDES

Autores

  • Camille Luiza Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Larissa Fernandes Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Maria Eduarda Costa Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Stella Teixeira Campos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Sandro Ângelo de Andrade Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

prevenção de fraudes, planejamento estratégico, evolução tecnológica, credibilidade empresarial, ameaças

Resumo

Introdução: devido ao constante avanço das atividades fraudulentas nas empresas de todo o mundo, cria-se a necessidade de prevenir essas empresas. O mercado atual apresenta uma linha tênue entre o sucesso e o fracasso. O presente artigo teve como foco conhecer os fatores que levam às fraudes empresariais no Brasil e os pontos de indicação de ações preventivas quanto a estas ocorrências. Objetivo: identificar, por meio de estudos bibliográficos, os casos mais recentes de fraudes em entidades brasileiras, identificando as suas principais causas. Metodologia: a pesquisa foi do tipo bibliográfica e webgráfica, de maneira que o estudo navegou pelos principais autores relacionados ao tema: Silva e Maragno (2022), José Casado (2023), Felipe Erlich (2023) e Serasa Experian (2023). Foi feita uma compilação das principais ideias desses autores, a fim de sistematizá-las coerentemente e disponibilizá-las aos interessados no assunto, principalmente às empresas que buscam o aperfeiçoamento no planejamento estratégico empresarial e consequentemente na prevenção de fraudes. Resultados: cada autor procurou descrever suas experiências e indicar caminhos e rotas a serem seguidos, com o intuito de orientar as empresas quanto às formas de prevenir fraudes, adotando métodos que possam detectar antecipadamente esse tipo de ameaças que nem sempre estão visíveis. Nesse sentido, torna-se necessário a utilização de rotinas de prevenção de fraudes, dada a evolução tecnológica constante das técnicas aplicadas pelos fraudadores. Conclusão: a prevenção de fraudes é de suma importância às empresas e deve ser prioridade, visto que auxiliam a atingir um crescimento contínuo e exponencial principalmente contribuir a minimizar as chances de atividades fraudulentas que causam grandes prejuízos financeiros e impactam a credibilidade empresarial.

Publicado

2024-10-16

Edição

Seção

Ciências Contábeis

Categorias