A INFLUÊNCIA DA INTERNET NO CRESCIMENTO DA FÓRMULA 1 ENTRE OS JOVENS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Autores

  • Isabella Borges Corrêa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carlen Fonseca Gonçalves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Regina Macedo Boaventura Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

patrocínios, Publicidade, automobilismo, Fórmula 1

Resumo

Introdução: por muitas décadas a Fórmula 1 (F1) é sinônimo de excelência no mundo do automobilismo. Com rivalidades históricas no decorrer de sua existência, a F1 marcou gerações e se tornou um dos esportes mais populares do mundo. No final dos anos 1960, apareceram os primeiros patrocínios, algo que se tornou fundamental para o desenvolvimento do esporte, um dos maiores mercados publicitários do mundo atualmente, justificando o bom retorno para o anunciante. Objetivo: analisar a influência das mídias sociais no crescimento da F1 entre os jovens nos últimos cinco anos, no período de 2018 a 2023. Metodologia: foram realizadas pesquisas bibliográficas com a finalidade de analisar como a internet mudou na F1 e como ela a ajudou a crescer entre o público jovem nos últimos anos. Além disso, foram realizadas pesquisas por meio de entrevistas com atuantes na área do automobilismo e aplicados questionários a fãs do esporte. Resultado: observou-se que a F1 se tornou um esporte com uma fanbase diversa e a cada dia maior devido aos altos investimentos em mídias sociais nos últimos anos. Conclusão: a F1 é um dos maiores esportes do mundo. Nos últimos cinco anos, o número de fãs cresceu significativamente, aumentando, também, o ticket médio dos investidores e patrocinadores do esporte.

Publicado

2024-10-16