AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO

DESAFIOS E DIFICULDADES DE SUA IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Ana Luiza Bernardes Pereira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

avaliação de desempenho, Desafios, setor público

Resumo

Introdução: a avaliação de desempenho no setor público é um processo que visa medir e analisar o desempenho dos servidores em relação às suas funções e metas estabelecidas. Ela desempenha um papel importante na promoção da eficiência, na melhoria dos serviços públicos e na responsabilização do setor público perante a sociedade. A avaliação de desempenho no setor público busca não apenas medir o desempenho individual, mas também promover a capacitação, a motivação e o alinhamento dos servidores. Objetivo: analisar o tema de avaliação de desempenho e como utilizar e implementar proveitosamente este recurso na administração pública. Metodologia: o presente estudo se qualifica como uma pesquisa exploratória, através de uma revisão bibliográfica, não teve a obrigatoriedade de ser submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Patos de Minas. O estudo navegou pelos principais autores relacionados ao tema: Chiavenato (1981); Guimarães (2000) e Bergamini (1996). Foi feita uma compilação das principais ideias desses autores, com o objetivo de organizar de maneira lógica e apresentar de forma acessível informações sobre um determinado tópico para as pessoas interessadas no assunto, principalmente o setor público. Resultados: pôde-se observar a importância da implementação da avaliação de desenvolvimento em uma organização; o uso de todas as ferramentas é essencial. Ferramenta que antes tinha uma característica de um sistema extenso e burocrático, tornou-se simples e ágil, porém algumas organizações ainda resistem a essas mudanças. Conclusão: o sucesso da avaliação de desempenho se deve ao envolvimento, à participação e ao compromisso dos envolvidos, juntamente com a inovação, a mudança e a flexibilidade da organização. Essas conquistas dependem do desenvolvimento do quadro de servidores capacitados e também motivados para desenvolver um serviço de qualidade para os usuários e a sociedade em geral. Portanto, a avaliação de desempenho é uma ferramenta gerencial de muita importância; se for utilizada de maneira correta, proporciona a obtenção dos melhores e mais significativos resultados no setor público, elevando a satisfação dos usuários e a qualidade dos serviços prestados para a população.

Publicado

2024-10-16

Edição

Seção

Administração

Categorias