NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO 6º E 8º PERÍODOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO UNIPAM POR MEIO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO NET PROMOTER SCORE (NPS)
Palavras-chave:
satisfação, NPS, tabela de Likert, curso de Ciências ContábeisResumo
Introdução: em razão da competitividade do mercado, medir o quão satisfeito estão seus clientes é essencial para as empresas. Um importante instrumento para isso é o Net Promoter Score (NPS). A seguinte pesquisa contemplou o NPS que foi aplicado aos alunos do 6º e 8º períodos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Patos de Minas, com o intuito de medir o grau de satisfação em relação ao seu curso. Objetivo: verificar se os alunos estão satisfeitos com o curso em geral de Ciências Contábeis quanto à instituição, professores, estrutura, entre outros aspectos. Metodologia: foi feita uma pesquisa de campo, por meio da qual fez-se a coleta de dados junto às pessoas. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Patos de Minas. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário pelo Google Forms e disponibilizado de maneira online aos alunos. Resultados: ao total foram 29 respostas, as quais foram tabuladas e analisadas. Verificou-se que 93,10% dos alunos estão moderadamente satisfeitos com o curso de Ciências Contábeis e destes 33,33% selecionaram o motivo: professores; apenas um aluno selecionou que está insatisfeito, o que representou 3,45%; apenas um aluno está moderadamente insatisfeito, o que também representa 3,45%. Conclusão: a maioria dos alunos está moderadamente satisfeita com o curso, ou seja, a instituição está atendendo de maneira satisfatória as necessidades dos clientes, porém destacou-se nas respostas que os motivos, para não estarem totalmente satisfeitos, são “professores”, “estrutura” e “grade curricular”.