CLIMA ORGANIZACIONAL

UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Victoria Matos dos Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Pessoas, Liderança, Turnover e Absenteísmo, Motivação

Resumo

Introdução: há pouco tempo, as organizações costumavam focar principalmente na manutenção da alta produtividade, sem levar em consideração fatores como o bem-estar, o ambiente e a saúde dos colaboradores. Isso resultou em equipes totalmente engessadas, com pouca criatividade e insatisfeitas. No entanto, essa mentalidade não é mais a norma nas organizações. Agora é evidente que o nível de produtividade está intrinsecamente ligado à qualidade de vida dos colaboradores. Portanto, tornou-se urgente implementar mudanças que aprimorem o desempenho dos colaboradores que os deixem mais motivados. Um fator que tem um impacto direto no desempenho do colaborador é o clima organizacional. Objetivo: avaliar como o clima organizacional impacta na motivação dos colaboradores da empresa e como ele contribui para o índice de absenteísmo e turnover. Metodologia: foi feita uma pesquisa bibliográfica e webgráfica. O estudo embasou-se Chiavenato (1987, 1997, 2006, 2014), Maximiano (1995, 2006, 2012), Oliveira (2009) e Luz (2018). Foi feita uma compilação das principais ideias desses autores, a fim de sistematizá-las coerentemente e disponibilizá-las aos interessados no assunto, principalmente às empresas. Resultados: observou-se que cada autor possui sua percepção a respeito da influência do clima, porém é de comum acordo que a manutenção do clima organizacional no ambiente de trabalho deve ser praticada, a fim de elevar o bem-estar e a satisfação do colaborador. Além disso, o clima organizacional está diretamente ligado à motivação dos colaboradores, e a liderança tem um papel de protagonista nesse contexto organizacional. Quando se tem uma liderança tóxica, consequentemente se tem um ambiente negativo, e o impacto poderá ser percebido na falta de engajamento e pertencimento, podendo elevar o estresse e a exaustão no trabalho. Se não há motivação, haverá insatisfação, desinteresse e inconformidade dos colaboradores. Conclusão: é de extrema relevância promover um clima organizacional positivo que motive uma ótima relação entre o líder e o liderado, principalmente porque os colaboradores permanecem por muitas horas diárias na empresa.

Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Administração

Categorias