O DESAFIO DA GESTÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Jacqueline Marilia Gomes da Silveira Centro Universitário de Patos de Minas( UNIPAM)
  • Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Planejamento, gestores, empresa, desempenho corporativo

Resumo

Introdução: o impacto do grande desenvolvimento das empresas de pequeno porte frente ao mercado financeiro no Brasil cada dia ganha maior notoriedade. Esse desempenho das empresas de pequeno porte na economia tem sido ocasionado, principalmente, pelo fervor social na busca do cidadão pelo ato de empreender e ter o seu próprio ponto empresarial; com isso, evidencia-se a necessidade de conhecimento prévio e muita informação para se manter atualizado dos detalhes de um funcionamento adequado, destacando-se a importância de um bom desenvolvimento do setor de gestão de pessoas para o sucesso do empreendimento. Isso ocorre pelas tratativas sociais das pessoas passarem a ocupar um papel estratégico para evitar problemáticas estruturais na empresa e buscar formas de superar os desafios que se apresentam, por meio de solução para questões emergentes, como atendimento ao público, desempenho corporativo, inovação, qualidade, redução de custos, motivação dos funcionários, remuneração, entre outros. Objetivo: identificar quais são os desafios enfrentados na gestão de pessoas em empresas de pequeno porte, e propor melhorias nos processos que se fizerem necessários. Metodologia: foi feita uma pesquisa de natureza bibliográfica e webgráfica. O estudo navegou pelos principais autores relacionados ao tema: Arellano (2017), Chiavenato (2014) e Martins (2017). Foi feita uma compilação das principais ideias desses autores, a fim de sistematizá-las coerentemente e disponibilizá-las aos interessados no assunto, principalmente acerca da gestão de pessoas. Resultados: vislumbrou-se a importância dos gestores nas empresas de pequeno porte e os reflexos dessas empresas no cenário econômico brasileiro em termos da sua alta taxa de empregabilidade e, para evitar que essas empresas sofram significativamente chegando ao ponto do fechamento, é necessário que elas se adaptem à nova maneira de gestão, referente à postura profissional tanto do fundador quanto dos funcionários. Conclusão: por intermédio da aplicabilidade da cultura organizacional e planejamento estratégico, é possível enfrentar os desafios estruturais evidenciados, por meio do alcance de soluções variáveis para implementação de um planejamento a ser desenvolvido dentro do setor de gestão de pessoas.

Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Administração

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