PRINCIPAIS DIFICULDADES DO EMPREENDEDORISMO FEMININO EM PRESIDENTE OLEGÁRIO (MG)

Autores

  • Flávia Caixeta Fonseca Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Desafios, Mulheres

Resumo

Introdução: o empreendedorismo consiste na criação de produtos e serviços inovadores, na administração da própria empresa e no trabalho na área em que se ama. Tem participação muito importante na economia, permitindo aumento das oportunidades de emprego, inovação de produtos e serviços, além de proporcionar poder econômico às pessoas. O empreendedorismo feminino é muito comentado, pois as mulheres estão cada vez mais presentes na administração de seus negócios, buscando a sua independência financeira, satisfação pessoal, crescimento e reconhecimento profissional, realização de seus sonhos e flexibilidade de horários, mesmo perante a tantos desafios. Objetivo: analisar as principais dificuldades do empreendedorismo feminino na cidade de Presidente Olegário (MG), no atual cenário econômico do país. Metodologia: foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o surgimento do empreendedorismo feminino e uma pesquisa de campo qualitativa, descritiva, através de um questionário estruturado pelo Google Forms. Os dados foram considerados por meio da análise de conteúdo. Ao todo participaram 12 mulheres empreendedoras, escolhidas por conveniência, após o seu consentimento. Resultados: foi possível identificar os motivos que levaram as mulheres a empreender, suas especializações, principais desafios de empreender em Presidente Olegário (MG), apoio obtido para empreender, fidelização do cliente e área de atuação. Conclusão: é necessário mais incentivo e apoio às mulheres empreendedoras por parte das instituições públicas e privadas, visto que seus principais desafios são dificuldade na compra de matéria-prima, valorização do trabalho, mão de obra qualificada, posicionamento e expansão do mercado, fidelização do cliente, inovação e vendas a prazo. São necessários mais trabalhos na área em questão, estimulando e fortalecendo o empreendedorismo feminino.

Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Administração

Categorias