IMPACTOS DA COVID-19 EM DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Isabela Machado de Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Sandro Ângelo de Andrade Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Impactos, Pandemia, Regime letivo remoto

Resumo

Introdução: em dezembro de 2019, surgiu em Wuhan, na China, o SARS-CoV-2, causando a covid-19, uma infecção respiratória transmitida principalmente por contato direto e por gotículas respiratórias. No Brasil, o primeiro caso foi diagnosticado em fevereiro de 2020, levando a medidas como uso de máscara, álcool gel, distanciamento social e proibição de aglomerações. Isso afetou várias áreas, incluindo a educação, resultando na adoção do ensino remoto, em que professores e alunos tiveram que se adaptar a essa nova forma de estudo, enfrentando desafios. Objetivo: mensurar os impactos acadêmicos causados pela pandemia da Covid-19 para os alunos do 6º e 8º períodos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Patos de Minas. Metodologia: foram realizadas pesquisas do tipo bibliográfica e webgráfica para construir a revisão de literatura. Houve avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário de Patos de Minas, cujo número do parecer de aprovação é 6.185.124. Aplicou-se um questionário. A partir disso, foi aplicada a pesquisa através da plataforma Google Forms para os alunos do 6º e 8º períodos de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Patos de Minas. Essa ferramenta de coleta de dados foi constituída por 7 questões fechadas, além de um campo aberto para o discente descrever o que o período pandêmico representou para ele. Resultados: com a aplicação do questionário foram obtidas 65 respostas: 70,8% do gênero feminino e 29,2% do gênero masculino; 43,1% do 6º período e 56,9% do 8º período. Foi possível verificar que 78,5% acompanhavam as aulas por computador/notebook e 21,5% por celular; além disso, 50,8% afirmaram que possuíam um ambiente adequado para os estudos e 49,2% que enfrentaram desafios nesta questão. A maioria (92,3%) teve dificuldades de concentração e 7,7% relataram que conseguiam se concentrar facilmente. Em relação ao desempenho acadêmico durante o regime letivo remoto, 89,2% responderam que foram afetados de maneira negativa e tiveram dificuldades ao retomar ao ensino presencial; 1,5% disse que essa modalidade auxiliou a melhorar o desempenho e 9,2% citaram que o desempenho continuou o mesmo. Quanto ao acesso às aulas e aos materiais, 55,4% não tiveram problemas, 38,5% ocasionalmente tiveram algumas dificuldades e 6,2% tiveram dificuldades frequentemente. Os participantes resumiram o período da pandemia em palavra(s) e com isso foi construída uma nuvem de palavras destacando as mais citadas: desafiador, dificuldade, adaptação e aprendizado vago. Conclusão: os achados da pesquisa permitiram inferir que o regime letivo remoto foi importante para não paralisar os estudos. Para os discentes, porém, foi um período delicado já que não estavam preparados para se adequar ao ambiente domiciliar, impactando no desempenho de forma negativa e gerando um aprendizado de forma vaga durante o período pandêmico.

Publicado

2024-10-16

Edição

Seção

Ciências Contábeis

Categorias