ESTUDO DE CASO DE UMA ESTÉTICA AUTOMOTIVA EM UMA EMPRESA FAMILIAR DE PEQUENO PORTE COM FOCO EM APRESENTAR SUGESTÕES DE MELHORIAS
“QUARESMA DETAILER”
Palavras-chave:
gestão familiar, estética automotiva, desafios, empresaResumo
Introdução: a gestão familiar pode ser um desafio para empresas de pequeno porte, especialmente em um mercado competitivo como o de estética automotiva. Na empresa Quaresma Detailer, esse desafio se torna ainda maior devido a possíveis incompatibilidades entre o posicionamento pessoal dos membros da família e a gestão da empresa. Objetivo: analisar os desafios da gestão familiar em uma estética automotiva de pequeno porte, a fim de identificar estratégias que possam otimizar os processos e tornar a empresa mais competitiva no mercado. Metodologia: foi feita uma pesquisa de natureza bibliográfica e de campo, submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Patos de Minas. O estudo navegou pelos principais autores relacionados ao tema: Bernhoeft (1991); Oliveira (2010); Lodi (1986); Maximiano (2000) e Donatti (1999). Foi feita uma compilação das principais ideias desses autores, a fim de sistematizá-las coerentemente e disponibilizá-las aos interessados no assunto, principalmente à empresa. Resultados: cada membro familiar procurou descrever suas experiências e opiniões sobre a gestão da empresa e dificuldades enfrentadas, estabelecendo seus pontos fortes e fracos, visualizando também oportunidades e ameaças. Conclusão: a empresa enfrenta desafios comuns a muitos negócios familiares, como a sobrecarga de tarefas, mas está tomando medidas para superá-los. A divisão clara de funções e a igualdade de oportunidades para funcionários familiares e não familiares fortalecem a dinâmica de equipe. A empresa vê oportunidades em oferecer cursos especializados e investir em marketing para fortalecer sua presença no mercado. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma busca constante, e a dignidade e dedicação são as palavras que definem o sentido do trabalho na vida dos envolvidos.