APLICAÇÕES FINANCEIRAS

UM ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE OS PRINCIPAIS PRODUTOS FINANCEIROS DISPONÍVEIS

Autores

  • Matheus Lazaro Teixeira Santana Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Heitor Cunha Barros Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

investimentos, mercado financeiro brasileiro, Gestão financeira

Resumo

Introdução: conhecer os principais produtos financeiros no Brasil é essencial para tomar decisões, evitar armadilhas e alcançar estabilidade financeira. É fundamental compreender o mercado, as taxas e os termos utilizados, facilitando negociações e garantindo o crescimento pessoal e a segurança financeira. Objetivo: avaliar o grau de conhecimento de estudantes universitários sobre os principais produtos financeiros disponíveis. Metodologia: foi feita uma pesquisa descritiva, quantitativa e de campo. A pesquisa apresentou uma abordagem não probabilística em que a seleção dos indivíduos foi de forma intencional de acordo com os critérios relevantes ao estudo. Foram utilizados dois questionários via Google Forms para coletar dados nesse estudo. O primeiro questionário, adaptado do Banco Paulista, consistiu em 11 perguntas para determinar o perfil de investidor dos participantes. O segundo questionário, criado pelos autores, utilizou a escala Likert e continha 10 perguntas para avaliar o nível de conhecimento dos participantes sobre a problemática proposta. Resultados: os entrevistados demonstraram um comprometimento notável com o planejamento de finanças pessoais. Foi possível notar uma predominância de títulos de renda fixa que acabam confirmando a predominância do perfil moderado de investidor nos entrevistados, buscando um equilíbrio entre risco e retorno. Conclusão: a maioria dos estudantes possui um bom nível de conhecimento sobre os principais ativos disponíveis.

Publicado

2024-10-16

Edição

Seção

Administração

Categorias