A força do empreendedorismo feminino durante a pandemia de covid-19
um estudo de revisão bibliográfica
Palavras-chave:
empreendedorismo, pandemia, covid-19Resumo
O empreendedorismo é o engajamento de pessoas que trabalham juntos para transformar ideias em oportunidades, e a execução impecável dessas oportunidades leva à criação bem-sucedida de um negócio. A sociedade atual tem apresentado um aumento significativo da participação das mulheres no mercado, com destaque para o público feminino no setor empresarial durante o período da pandemia da Covid-19. Sendo assim este estudo teve como objetivo geral identificar a representação das mulheres no mundo dos negócios, especialmente durante a pandemia de Covid-19, seguido dos seguintes objetivos específicos: buscar na literatura os conceitos científicos sobre o tema da pesquisa; identificar as características e conceitos do empreendedorismo feminino no período da pandemia do Covid-19; conceituar o que é a Covid-19 e como os impactos desse vírus interferiram na economia doméstica, destacando a reestruturação feminina neste cenário. A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliográfica, compreendendo que foram selecionados, com base nos descritores, 25 obras, a partir das quais se abria um leque de opções, cuja escolha para se obter a conclusão da pesquisa foi com base em dez artigos, sendo que os demais foram excluídos pelo critério da conveniência. Concluiu-se que o empreendedorismo feminino, no período da pandemia, gerou saldo positivo no número de empresas abertas.