Prevalência de sobrepeso e obesidade infantil em alunos das redes privada e pública municipal e estadual de Patos de Minas

Autores

  • Elaine Silvia Carvalho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Pedro Pires de Carvalho Neto Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Tiago Gonçalves Rosa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Luciana Mendonça Arantes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Priscilla Rosa Queiroz Ribeiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

O sobrepeso e a obesidade durante a infância vem aumentando de forma significativa e já são considerados problemas de saúde pública. No Brasil, estima-se que 33% das crianças entre 5 a 9 anos de idade estejam acima do peso. Identificar e enfrentar os problemas da obesidade infantil faz parte das competências do professor de educação física. Este estudo teve como objetivo verificar a prevalência de sobrepeso e obesidade nos alunos de três escolas de Patos de Minas, sendo elas: pública periférica (municipal), pública central (estadual) e particular. O presente trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Patos de Minas, parecer 2.326.959. Compuseram a amostra alunos matriculados nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das três escolas. Os alunos participantes passaram por avaliação da estatura e massa corporal. O Índice de Massa Corporal (IMC) foi calculado através da massa corporal dividida pela estatura elevada ao quadrado. A partir do IMC calculado os alunos foram classificados em peso normal, sobrepeso e obesidade. Participaram do estudo 194 alunos, com idade média 8,54 ± 1,30 anos; 7,66 ± 1,39 anos e 8,06 ± 1,19 anos, nas escolas pública periférica, pública central e privada, respectivamente. Dos integrantes da amostra 54,12% eram meninos e 45,88% meninas. Na escola privada a prevalência de sobrepeso e obesidade infantil foi de 31,25%; na estadual (pública central) de 26,32% e na municipal (pública periférica) de 22,22%. Não houve diferença estatisticamente significativa do IMC entre as escolas, nem entre os sexos. Os dados encontrados demonstraram níveis elevados de sobrepeso e obesidade infantil nas escolas participantes, independente de sua localização, rede de ensino e nível socioeconômico de seus alunos. Sendo assim, salienta-se a necessidade da implementação de programas educativos direcionados à prática de atividades físicas associada à alimentação saudável.

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos