Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Declaração de Responsabilidade - Certifico que o resumo representa um trabalho inédito e que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra fonte, seja no formato impresso ou eletrônico. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o trabalho está sendo baseado, para exame dos avaliadores. Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
- Autorizo a publicação do resumo submetido nos referidos Anais cedendo os direitos autorais patrimoniais decorrentes, a título gratuito e em caráter definitivo. Declaro que a obra cedida é de minha autoria exclusiva e que assumo a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página dos anais.
- Seguir o Manual do Autor.
Diretrizes para Autores
A Comissão Organizadora do XVIII Congresso Mineiro de Ciências da Saúde (COMCISA), que se realizará de 23/09/2024 a 26/09/2024, no Centro de Convenções do Centro Universitário de Patos de Minas (MG), convida a todos a participarem do evento, com a apresentação de trabalhos científicos, na forma de e-pôsteres e apresentações orais.
Instruções gerais para inscrição de resumos:
1. Os trabalhos deverão ser originais e não devem ter sido apresentados, em sua totalidade, em congressos ou em semanas acadêmicas, nem ter sido publicados em revistas nacionais ou internacionais, em data anterior à realização do COMCISA 2024.
2. Os trabalhos inscritos e aceitos poderão ser apresentados na modalidade E-pôster ou Apresentação oral. É solicitado que o autor defina sua modalidade preferencial de apresentação (ANEXO II). No entanto, cabe a comissão avaliadora a definição da modalidade, conforme critérios pré-definidos. Essa decisão será informada para os autores, via e-mail. Os autores deverão indicar no documento do resumo, abaixo da área do trabalho, a modalidade de apresentação pretendida. Os trabalhos deverão ser classificados de acordo com as categorias a seguir:
Graduação: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Outros cursos (área da saúde);
Pós-graduação: Área da saúde.
3. O arquivo, contendo o resumo do trabalho deverá ser deve ser identificado com o nome completo do autor e a sua área temática (Exemplo: Sandra Soares – Farmácia) e anexado à plataforma dos Anais do Congresso Mineiro de Ciências da Saúde no site https://anais.unipam.edu.br/index.php/comcisa/about/submissions impreterivelmente até o dia 04 de setembro de 2024 às 23h59min.
Trabalhos enviados por outros meios ou formatos não serão aceitos, estando automaticamente excluídos da seleção.
4. Os trabalhos deverão ser inscritos nas seguintes categorias: Relato de Caso, Revisão de Literatura, Pesquisa de Campo, Relatos de Experiência, Estudos Analíticos, Descritivos e Experimentais. Para os trabalhos da modalidade Relato de Experiência os autores deverão apresentar o Termo do Anuência, conforme ANEXO I.
Não serão aceitos projetos e/ou trabalhos incompletos/inacabados.
5. Os resumos deverão ser redigidos em português, apresentando os seguintes itens: Introdução (com objetivos especificados), Métodos, Resultados e Conclusão. Para trabalhos apresentados na forma de Relato de Caso, a estrutura será a seguinte: Estudo do caso, Avaliação, Intervenção e Conclusões.
Introdução: apresente claramente o objetivo do resumo.
Método: descreva claramente sua seleção de objetos de observações ou experimentação.
Resultados: apresente seus resultados em uma sequência lógica no texto.
Conclusão: enfatize aspectos novos e importantes do estudo e conclusões.
Os resumos deverão ter a seguinte formatação:
a) texto: deve incluir título, autor(es), instituição(ões) envolvida(s), indicação de auxílio ou bolsa e o resumo, que não deverá exceder 30 linhas (incluindo as linhas em branco referentes aos espaços), com margem esquerda de 2 cm e direita de 1,5 cm, em papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm).
b) fonte: “Times New Roman” no tamanho 12.
c) título: em letras MAIÚSCULAS, com todas as palavras, sem abreviaturas e sem ponto final no título. Limitado a 100 caracteres, incluídos os espaços e sem abreviaturas.
d) autor(es): em letra maiúscula e sem negrito, tipo normal, escrito no formato que deverá ser utilizado para citação (sobrenome e nome, COMPLETOS e sem abreviações).
e) instituição(ões) envolvida(s): em letra minúscula, relacionando com número(s) o(s) autor(es), quando mais de uma instituição ou de um departamento (Universitário) estiverem envolvidos.
f) espaço: simples. Deixar uma linha em branco entre título, autores, departamento/instituição e o texto.
g) categoria: classificar o trabalho numa das categorias citadas.
Observação: gráficos, tabelas, imagens e lista de referências não poderão ser incluídos no resumo devido à limitação de espaço.
6. O resumo deverá ser redigido com clareza, sem erros ortográficos e gramaticais, e dentro da formatação descrita acima, caso contrário será recusado. Não serão aceitos resumos que contiverem apenas propostas de trabalho ou que forem enviados fora das especificações descritas.
Observação: Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e/ou “dados serão analisados” não serão considerados.
7. Trabalhos relacionados à pesquisa, envolvendo seres humanos – pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes, incluindo o manejo de informações ou materiais – deverão seguir as determinações da Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e constar no resumo o número de aprovação do Trabalho, junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
8. Trabalhos relacionados à pesquisa, envolvendo animais experimentais deverão constar no resumo o número de aprovação do Trabalho, junto ao Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA).
9. A avaliação do resumo será realizada pela comissão, com base na originalidade, na clareza do texto, na relevância dos resultados, nos métodos utilizados, na aplicabilidade do trabalho e na coerência entre o objetivo e a conclusão do mesmo. Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica, de acordo com itens da Ficha de Avaliação de Resumos (ANEXO III). Incialmente, serão selecionados os trabalhos com média igual ou superior a 60%, sendo aprovados para apresentação o limite de 84 trabalhos (70 trabalhos na modalidade E-pôster e 15 trabalhos na modalidade Apresentação oral).
10. Cada pessoa poderá participar como autor principal com um (1) resumo e como coautor estar em no máximo seis (6) resumo. Quando um mesmo autor participar em mais de um trabalho, deverá escrever seu nome do mesmo modo (mesma citação) em todos os trabalhos, para que seja identificado adequadamente nos ANAIS do COMCISA 2024. Cada trabalho poderá conter no máximo sete (7) autores. É obrigatório que, o autor/ coautor principal seja o apresentador do trabalho e esteja com sua inscrição validada no XVIII COMCISA, sendo o primeiro a ser citado nos resumos.
11. A aprovação dos trabalhos submetidos, assim como a categoria de apresentação, horário e local das apresentações serão divulgados entre os dias 16 e 17 de setembro de 2024.
12. Os trabalhos aprovados nas duas modalidades (E-pôster e Apresentação oral) deverão ser enviados eletronicamente, pelo primeiro autor, para o e-mail [email protected], até o dia 20/09/2024.
Os trabalhos que serão apresentados não precisarão ser impressos.
13. Tanto o e-pôster como os slides da apresentação oral devem ser confeccionados de acordo com os modelos adotados para o XVIII COMCISA, disponibilizados na plataforma dos Anais do COMCISA https://anais.unipam.edu.br/index.php/comcisa/about/submissions. Os mesmos deverão ser reproduzidos fielmente, para padronizar os trabalhos.
Não será apresentado qualquer trabalho que não siga o devido modelo, estando a comissão científica apta a não aceitar o arquivo.
14. Para a apresentação do e-pôster, o autor responsável, ou algum dos autores, deverá estar presente, fisicamente, junto ao e-pôster, no dia 24 de setembro de 2024, no horário e local estabelecido pela comissão para a exposição e apresentação do trabalho. O tempo dos avaliadores em cada e-pôster será de, no máximo, cinco (5) minutos, sendo que quatro (4) minutos são destinados à apresentação e um (1) minuto para eventuais perguntas da comissão científica. Para esta modalidade serão selecionados, no máximo, 70 trabalhos.
15. A apresentação oral deverá ser feita apenas pelo autor principal (primeiro autor), no dia 24 de setembro de 2024, no horário e local estabelecido pela comissão para a exposição e apresentação do trabalho. O tempo dos avaliadores em cada apresentação oral será de, no máximo, 10 minutos, sendo nove (9) minutos são destinados à apresentação e um (1) minuto para eventuais perguntas da comissão científica. Os trabalhos deverão ser apresentados preferencialmente em PDF. Apresentações em demais softwares são de inteira responsabilidade do autor/apresentador, não sendo a comissão científica responsável por quaisquer eventualidades. Para esta modalidade serão selecionados, no máximo, 15 trabalhos.
Os locais e horários das apresentações do resumo expandido na forma de e-pôster e apresentação oral, será divulgado em um momento posterior, juntamente com o cronograma oficial do evento.
16. A apresentação dos trabalhos será avaliada por meio de formulário eletrônico, via Google Forms, de acordo com os critérios da Ficha de Avaliação de Apresentação Oral e E-Pôster (ANEXO VI) por, no mínimo, três (3) professores componentes da comissão científica designados pela Comissão Organizadora. A nota final será composta pela média das avaliações. No caso de empate na pontuação final dos trabalhos será adotado, como critério de desempate, a maior nota na ordem dos quesitos 3 e 10, constantes desta ficha.
17. Será fornecido um único certificado por trabalho apresentado, com os nomes de todos os autores envolvidos. Os trabalhos apresentados serão reunidos nos ANAIS do COMCISA 2024. Os autores deverão enviar a Declaração de Aceite e Licença para Apresentação e Publicação (ANEXO II) juntamente com a submissão do resumo.
Atenção: Os resumos serão publicados nos ANAIS do COMCISA 2024, EXATAMENTE, como foram enviados pelos autores, após as correções sugeridas pela comissão científica. Portanto, pede-se atenção máxima às normas e revisão ortográfica completa em suas versões finais, sob pena de eventuais erros constarem na publicação.
18. Os alunos que apresentarem os trabalhos (E-poster e Apresentação oral) receberão, o certificado de apresentação de trabalho. Será confeccionado um mesmo certificado de apresentação para todos os envolvidos no trabalho, contendo os nomes de todos os autores, bem como o título do trabalho apresentado. Este será elaborado pelo setor de Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas.
19. Será concedido ao melhor trabalho de cada curso o Prêmio Dirceu Deocleciano Pacheco. Os trabalhos premiados serão anunciados e premiados no dia 26/09/2024 (quinta-feira), as 19h30min no Centro de Convenções do Centro Universitário de Patos de Minas, no encerramento do Congresso.
20. Cronograma com as principais datas:
01/08 a 04/09 |
Submissão de trabalhos (resumos) |
05/09 a 15/09 |
Avaliação dos resumos pela comissão científica |
16/09 a 17/09 |
Divulgação dos trabalhos aprovados e modalidade para apresentação |
20/09 |
Data limite para envio do e-pôster e/ou slides |
24/09 |
Apresentação dos trabalhos |
26/09 |
Premiação dos trabalhos melhores colocados |
ANEXOS:
ANEXO I | ANEXO II | ANEXO III | ANEXO IV
Modelo E-pôster | Modelo E-pôster Relato de Caso | Modelo Apresentação Oral Slides
Resumos
Política padrão de seção