CONFECÇÃO DE PORTA-ESCOVAS INDIVIDUAIS PARA ESCOLARES DA CIDADE DE PATOS DE MINAS
Palavras-chave:
Contaminação, Escolares, Porta-escovas, Orientações, SaúdeResumo
Introdução: A escovação é de extrema importância para a manutenção da saúde oral e geral dos indivíduos, sendo fundamental fortalecê-la, inclusive em ambiente escolar. O armazenamento adequado das escovas de dente desempenha um papel tão importante quanto seu uso na higiene oral. Devido ao íntimo contato com as colônias bacterianas da boca, se mal cuidadas, as escovas podem ser um terreno fértil para a proliferação de microrganismos, promovendo a infecção cruzada. Além do mais, locais úmidos ou recipientes fechados ampliam a contaminação por Staphylococcus sp., Streptococcus sp., Aerococcus sp., Pseudomonas sp. e coliformes fecais principalmente quando colocadas no lavatório do banheiro. Além disso, a aglomeração de escovas de dente em um único recipiente pode facilitar a transferência de patógenos entre os usuários, especialmente em ambientes compartilhados, como banheiros familiares ou espaços comuns. Portanto, é essencial que cada pessoa possua sua própria área de armazenamento para sua escova de dente, garantindo sua higiene e saúde. Relato de experiência: Em decorrência das práticas do INESC III, foi visitada a CEMEI Nova Floresta. Nesse local, realizou-se escovação supervisionada e exame intra-oral nos pré-escolares presentes; foi então observado pelo grupo dirigente da prática um elevado índice no nível de cárie cavitada e gripe. A partir da mesma visita à escola, foi observado o inapropriado armazenamento das escovas de dentes dos alunos, em ambiente úmido, aglomeradas e sem proteção das cerdas. No ambiente escolar, é de suma relevância estabelecer e manter a saúde oral dos estudantes, com a promoção de saúde sendo
incorporada a atividades educativas de forma interativa e ilustrativa. Discussão: Devido à necessidade de se obter uma nova organização das escovas e principalmente mudança do local de armazenamento, surgiu o desenvolvimento de um porta-escovas individual e ecológico, com o objetivo de reduzir o índice de contaminação cruzada nas escolas, levando, assim, mais qualidade de vida e saúde para os alunos. O material eleito para a fabricação do porta-escova foi cano de PVC 25 mm, que foi identificado e customizado pelos próprios alunos. O suporte confeccionado junto ao FABLAB do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) foi produzido em MDF para suporte das portas-escovas e fixado na parede externa ao banheiro ou dentro da sala de aula, respeitando a circulação de ar necessária das escovas. Inicialmente, para o projeto piloto foram necessárias 24 unidades dispostas em 3 prateleiras com 8 unidades em cada. Ademais, foi feita orientação aos educadores das instituições sobre a importância na individualização do armazenamento das escovas, o uso correto e a desinfecção dos produtos (escovas, painéis e porta escovas). Conclusão: Visando à correta higienização e ao armazenamento da escova de dentes dos escolares, é possível minimizar a infecção cruzada e a contaminação por microrganismos presentes no ambiente. Os equipamentos ofertados, atrelados às orientações passadas aos profissionais dos Centros Educacionais, contribuem para a saúde das
crianças.