Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro anais; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre os anais.

Diretrizes para Autores

1 Datas de envio e aceite dos trabalhos com resultado de aprovação dos resumos

1.1 Os autores que se interessarem em enviar trabalhos para apresentação no III Congresso Odontológico do UNIPAM (III COPAM), devem submetê-lo na forma de resumo.

1.2 O período para o envio dos resumos, em carta própria para submissão, será de 12/04/2023 a 01/05/2023, impreterivelmente. Não haverá prorrogação deste prazo, nem aceite de resumos enviados fora do período determinado.

1.3 Para que os resumos sejam avaliados, é necessário que o pagamento da taxa de inscrição do autor apresentador seja compensado/validado até o dia 01/05/2023. Para os coautores do trabalho, inclusive orientador, a inscrição deve ser efetivada até 12/05/2023; caso contrário, o trabalho será desconsiderado.

1.4 A data de divulgação do resultado da avaliação dos resumos será no dia 08/05/2023 e a de aprovação final (correções) para apresentação dos trabalhos 10/05/2023. As divulgações serão enviadas para o e-mail do autor apresentador.

2 Do formato e local para o envio dos trabalhos

2.1 O resumo deve ser enviado no formato padrão, de acordo com normas e modelos anexados a este documento.

2.2 Cada trabalho poderá conter no máximo 05 autores (incluindo o autor apresentador, coautores e orientador do trabalho).

2.3 Cada autor poderá ter apenas um trabalho como apresentador e até dois como coautor. Para orientadores, não há limite.

2.4 Os resumos devem ser enviados no prazo divulgado neste documento pela plataforma Anais do COPAM, acessível no link: http://anais.unipam.edu.br. Nesse site, o apresentador do trabalho deverá consultar o Manual do Autor, fazer seu cadastro e postar o resumo. O acompanhamento do estado da submissão poderá ser conduzido no mesmo local.

3 Normas para submissão e envio dos trabalhos

3.1 O autor apresentador é responsável pelo envio do trabalho, mas os coautores também deverão estar inscritos no III COPAM.

3.2 O resumo, assim como o trabalho, deve ser inédito. Em caso de plágio, o trabalho será desclassificado.

3.3 No resumo, devem constar os nomes de todos os autores (completos, sem abreviá-los), separados por ponto e vírgula, citando o sobrenome primeiro, com todas as letras maiúsculas. Deve-se iniciar pelo nome do autor principal e finalizar com o nome do orientador.

  • Exemplo: BORGES JÚNIOR, Luiz Henrique1; BRAGA, Laura Luísa1; AMÂNCIO, Natália de Fátima Gonçalves2; ORSOLIN, Priscila Capelari2

3.4 A filiação, instituição à qual o autor pertence, deve ser informada em seguida aos nomes, conforme numeração sobrescrita. Em se tratando de profissional não vinculado a nenhuma instituição, informar a cidade onde exerce a profissão.

  • Exemplo: 1. Aluno de Odontologia do UNIPAM; 2. Odontólogo em Patos de Minas-MG; 3. Professor do curso de Odontologia do UNIPAM.

3.5 O texto do resumo deve ser inserido na caixa disponibilizada no formulário próprio de submissão, com o título e sem a identificação dos autores.

3.6 Trabalhos que envolvam pacientes e/ou animais precisam ter o número do parecer de aprovação pelo respectivo Comitê de Ética constando no corpo do resumo.

4 Normas para redação dos resumos dos trabalhos

  • O corpo do resumo, descontados o título e as palavras-chave, deverá ter, no máximo, 500 palavras.
  • Não utilizar parágrafos. No caso de usar abreviaturas e siglas, explicá-las na primeira vez em que forem usadas.
  • Não iniciar sentenças com numerais.
  • O corpo do texto deve ser contínuo a partir da Introdução, porém respeitando as divisões e sequência ordinal até o fechamento da conclusão, conforme exemplo de formatação adiante.
  • Sequência a ser inserida na caixa do resumo:
    • Título (em maiúsculo, fonte 14, centralizado, negrito, Times New Roman);
    • Corpo do texto (subtítulos em negrito, escrita contínua, fonte 12, Times New Roman, espaço simples);
    • Palavras-chave: (fonte 11, Times New Roman, no máximo 05 palavras, separadas por ponto final e em ordem alfabética).
  • No caso de não observância das normas estabelecidas, os resumos serão desclassificados.
  • Exemplo de formatação para o corpo do texto:

1) Relato de caso:

Introdução (a palavra “introdução” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Relato de caso clínico (a palavra “relato de caso clínico” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Deve expressar aquilo que os autores desejam obter com o trabalho. Discussão (a palavra “Discussão” em negrito, fonte 12): texto escrito com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Conclusão (a palavra “conclusão” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples).

2) Revisão de literatura:

Introdução (a palavra “introdução” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Revisão da literatura (a palavra “Revisão da Literatura” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Deve expressar aquilo que os autores desejam obter com o trabalho. Discussão (a palavra “Discussão” em negrito, fonte 12): texto escrito com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Conclusão (a palavra “conclusão” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples).

3) Trabalhos científicos experimentais:

Introdução (a palavra “introdução” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Objetivos (a palavra “objetivos” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Deve expressar aquilo que os autores desejam obter com o trabalho. Materiais e métodos (a palavra “materiais e métodos” em negrito, fonte 12): texto escrito com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Resultados e discussão (as palavras “Resultados e Discussão” em negrito, fonte 12): texto escrito com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Conclusão (a palavra “conclusão” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples).

5 Da apresentação dos trabalhos científicos selecionados

5.1 Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster eletrônico em cada categoria e serão apreciados por avaliadores da Comissão Científica.

5.2 Os painéis prontos devem ser enviados em arquivo eletrônico, em PDF, para o e-mail da comissão, [email protected], que se encarregará de disponibilizá-los nos monitores para a apresentação.

5.3 Os autores podem optar entre três modalidades de trabalho: relato de caso clínico, revisão de literatura ou trabalho científico experimental.

5.4 Duas categorias estarão disponíveis para inscrição, conforme a condição acadêmica: 1 - Graduação; 2 - Pós-graduação e profissionais.

5.5 Os autores apresentadores (autor principal) deverão estar presentes no dia 15 de maio, às 18h30, no segundo andar do Centro Clínico Odontológico.

5.6 Normas para confecção do Pôster:

  • O pôster deverá ser confeccionado em modelo padrão: ANEXO 2 para relatos de caso; ANEXO 3 para trabalhos de revisão da literatura; e ANEXO 4 para trabalhos científicos experimentais;
  • O título deverá ser o mesmo do resumo, com letras maiúsculas;
  • Abaixo do título, colocar os nomes do autor, dos coautores e do orientador e a instituição;
  • Os apresentadores terão no máximo 5 minutos para a exposição do trabalho e, logo a seguir, podem ser arguidos pelos avaliadores.

ANEXOS

ANEXO 1 - Modelo de Resumo | ANEXO 2ANEXO 3ANEXO 4

Resumos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste anais serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.