Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro anais; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre os anais.

Diretrizes para Autores

1 Datas de envio e de aceite dos trabalhos, com resultado de aprovação dos resumos

1.1 Os autores interessados em enviar trabalhos para apresentação no II Congresso Odontológico do UNIPAM (II COPAM) devem fazê-lo na forma de resumo e inseri-lo na plataforma Anais do COPAM (http://anais.unipam.edu.br).

1.2 O período para o envio dos resumos será de 06/05/2022 a 27/05/2022.

1.3 Para que os resumos sejam avaliados, é necessário que o pagamento da taxa de inscrição do autor apresentador seja compensado até o dia 27/05/2022. Para os coautores do trabalho, a inscrição deve ser efetivada até 20/06/2022; caso contrário, o trabalho será desconsiderado.

1.4 A data de divulgação do resultado da avaliação dos resumos será o dia 06/06/2022, e a de aprovação final para os que necessitem correções, 13/06/2022. A tramitação e o resultado da avaliação podem ser consultados na mesma plataforma de submissão (http://anais.unipam.edu.br).  

1.5 Os autores podem optar pelas seguintes categorias de trabalho:

a) Relato de caso clínico/ Relato de experiência;

b) Revisão de literatura;

c) Pesquisa científica.

2 Normas para submissão e envio dos trabalhos

2.1 Cada trabalho poderá conter, no máximo, cinco autores (incluindo o autor apresentador, coautores e orientador do trabalho).

2.2 Cada autor poderá ter apenas um trabalho como apresentador e até dois como coautor. Para orientadores não há limite. 

2.3 O autor apresentador é responsável pelo envio do trabalho, mas os coautores também deverão estar inscritos no II COPAM.

2.4 O resumo, assim como o trabalho, deve ser inédito. Em caso de plágio, o trabalho será desclassificado.

2.5 Os resumos devem ser enviados na data definida no item 1.2, via plataforma Anais do COPAM, acessível no link: http://anais.unipam.edu.br. Nesse sítio, o apresentador do trabalho deverá consultar o Manual do Autor, fazer seu cadastro e postar o resumo seguindo o passo a passo do arquivo Manual do Autor. Orientações para o acompanhamento do estado da submissão também estão disponíveis no mesmo documento.

3 Normas para redação e postagem dos resumos dos trabalhos

  • O corpo do resumo, descontados o título e as palavras-chave, deverá ter, no máximo, 500 palavras.
  • Não utilizar parágrafos e não iniciar sentenças com numerais.
  • No caso de usar abreviaturas e siglas, escrevê-las por extenso e colocar em seguida a sigla entre parênteses na primeira vez em que aparecem no texto. Nas aparições seguintes, usar apenas a sigla. Abreviaturas e siglas não devem ser empregadas no título do trabalho.
  • O corpo do texto deve ser contínuo a partir da introdução, porém respeitando-se as divisões e a sequência ordinal até o fechamento da conclusão, com os subtítulos em negrito, fonte 12, Times New Roman, espaço simples.
  • As palavras-chave devem ser de no máximo cinco descritores, separadas por ponto final e em ordem alfabética.
  • No caso de não observância das normas estabelecidas, os resumos serão desconsiderados.

3.1 Formatação para o corpo do texto:

  • O ANEXO 1 é um modelo que também está disponível na plataforma dos Anais do COPAM.

1) Relato de caso ou Relato de experiência:

Introdução (a palavra “Introdução” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Relato de caso clínico ou Relato de experiência (as palavras “Relato de caso clínico” ou “Relato de experiência” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Discussão (a palavra “Discussão” em negrito, fonte 12): texto escrito com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Conclusão (a palavra “Conclusão” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman.

2) Revisão de literatura:

Introdução (a palavra “Introdução” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Revisão da literatura (as palavras “Revisão da literatura” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Discussão (a palavra “Discussão” em negrito, fonte 12): texto escrito com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Conclusão (a palavra “Conclusão” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman.

3) Pesquisa científica:

Introdução (a palavra “Introdução” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Objetivos (a palavra “Objetivos” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Material e métodos (as palavras “Material e métodos” em negrito, fonte 12): texto escrito com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Resultados e discussão (as palavras “Resultados e discussão” em negrito, fonte 12): texto escrito com fonte 12, espaço simples, Times New Roman. Conclusão (a palavra “Conclusão” em negrito, fonte 12): texto com fonte 12, espaço simples, Times New Roman.

4 Da apresentação dos trabalhos científicos aprovados

  • Os trabalhos serão apresentados na forma de Pôster em cada categoria e serão avaliados pelos membros de uma banca designada pela Comissão Científica.
  • Os autores deverão estar presentes no dia determinado e permanecer até o encerramento da respectiva apresentação.
  • Todos os coautores poderão ser instados a responder questões da banca avaliadora.
  • O orientador do trabalho deverá se abster de tecer comentários e explicações, exceto sob questionamento expresso da banca de avaliadores.

4.1 Normas para confecção do Pôster

  • O pôster deverá ser confeccionado em modelo padrão, conforme os arquivos anexados a esta chamada: ANEXO 2 para relatos de caso ou relatos de experiência; ANEXO 3 para trabalhos de revisão da literatura; ANEXO 4 para trabalhos científicos experimentais.
  • O título deverá ser o mesmo do resumo, com letras maiúsculas.
  • Os apresentadores terão, no máximo, cinco minutos para a exposição do trabalho; logo em seguida, a banca avaliadora procederá à sessão de perguntas.

5 Recomendações finais

  • Os autores serão responsáveis por preparar o material de apresentação no formato de Pôster.
  • Os autores serão responsáveis pela colocação do pôster, dia 21/06/2022 (até às 11h), no local de apresentação. Os pôsteres deverão permanecer expostos até o encerramento do congresso.
  • A Comissão Organizadora não se responsabilizará pelos trabalhos que não forem retirados dos painéis após o encerramento do congresso.

ANEXOS

ANEXO 1 | ANEXO 2ANEXO 3ANEXO 4

Resumos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste anais serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.