ORALFLIX:

CRIAÇÃO DE UM PODCAST ACADÊMICO PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA

Autores

  • Échelly Lorrany Alves de Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Thiago de Amorim Carvalho Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Palavras-chave:

Podcast, Tecnologia educaional, Odontologia

Resumo

Introdução: A base teórica e prática fundamental para o exercício profissional é sedimentada durante a graduação, e o uso de recursos audiovisuais contribuem grandemente para isso. Fato é que o mundo passa pela quarta revolução industrial, com isso torna-se indispensável que a educação também avance, entretanto, para isso, é necessário superar as barreiras criadas pela desigualdade social. Nesse contexto, o uso de podcast como ferramenta funcional de disseminação de informações, com distribuição direta e atemporal, permite que o usuário esteja sempre atualizado sem que precise buscar por algo em específico na internet. Dessa forma, desenvolve-se um espaço mais íntimo e acolhedor com o ouvinte. Relato de experiência: O “OralflixPOD” foi proposto como um podcast que aborda assuntos odontológicos para estudantes e profissionais da área. Os episódios foram gravados no estúdio de áudio da CRIVO no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) com docentes da instituição, os quais compartilharam seus conhecimentos com maestria. As entrevistas tinham duração entre 30-50 minutos, sobre assuntos determinados previamente por meio de questionários preenchidos pelos graduandos do curso de odontologia. O link para seleção de temas via google forms foi encaminhado às turmas VII e VIII e recebeu os votos durante o período de 3 meses para seleção. A primeira temporada do “OralflixPOD” contou com quatro episódios que abordam odontogênese, imunidade humana, microbiologia e microbiota oral, alguns dos mais votados. As publicações foram finalizadas em 7 de janeiro de 2024, na plataforma de streaming “Spotify” e divulgadas através do perfil Oralflix no Instagram, o qual durante o período de publicação alcançou 90 seguidores e recebeu feedbacks positivos sobre sua efetividade. Discussão: O termo podcast une o prefixo “pod” faz referência aos ipods da Apple e o sufixo “casting”, que associa a ideia de transmissão de mensagens. Tais arquivos de áudio usam ferramentas para gerar um ambiente mais intimista com o ouvinte. Assim sendo, seu uso contribui não apenas para a agilidade no recebimento mas também para uma maior imersão do estudante no conteúdo abordado. A versatilidade dessa ferramenta torna seu uso extremamente simples e intuitivo, podendo ser reproduzido em celulares, computadores e tablets. Ademais, com o avanço tecnológico os alunos apresentam-se mais motivados a incorporarem recursos múltiplos durante os estudos, para além do método convencional de ensino e aprendizagem. Conclusão: Ficou evidente a importância e a facilidade conferida aos estudos por meio do uso de podcasts como recurso de ensino e aprendizagem. Os temas abordados propostos pelos próprios alunos do curso de odontologia foram capazes de direcionar os estudos principalmente para a inserção no contexto do método ativo de ensino. Sendo assim, cumpriu seu papel, ofertando à Educação ferramentas de ensino e aprendizagem cada vez mais modernas e possibilitando aos alunos aprender de forma mais efetiva e prazerosa. Portanto, promoveu-se a Educação de forma completa e inovadora para os que atuam ou atuarão na área odontológica.

Biografia do Autor

Échelly Lorrany Alves de Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Discente de Odontologia

Thiago de Amorim Carvalho, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Docente do Curso de Odontologia

Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Resumos