Percepção de estudantes de Odontologia sobre as implicações das atividades laboratoriais sobre as práticas clínicas

estudo transversal

Autores

  • Frank Machado Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Thiago de Amorim Carvalho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

Introdução: O laboratório pré-clínico na odontologia desempenha um papel crucial como espaço de aprendizagem, fornecendo aos estudantes a oportunidade de adquirir habilidades e conhecimentos fundamentais antes de ingressarem nas atividades clínicas com pacientes. Nesse ambiente controlado, os alunos têm a oportunidade de se familiarizar com uma variedade de materiais, instrumentos e técnicas que serão aplicados durante o tratamento odontológico. Isso inclui práticas relacionadas à manipulação de materiais restauradores, preparo de cavidades, moldagem, entre outras atividades clínicas. Além disso, o laboratório pré-clínico oferece um espaço para a prática repetida e aperfeiçoamento das habilidades motoras necessárias para o exercício da odontologia, contribuindo assim para a formação profissional dos futuros dentistas. Objetivos: O objetivo deste estudo foi investigar as percepções dos estudantes de Odontologia de uma instituição privada de ensino superior sobre as implicações das práticas pré-clínicas nas atividades clínicas. Metodologia: Foi conduzido um estudo transversal e exploratório que envolveu a aplicação de um questionário estruturado a 87 estudantes de Odontologia, matriculados nos períodos segundo, quarto ou sexto durante o segundo semestre de 2022. O questionário abordou informações sociodemográficas, o tempo dedicado ao laboratório em horas extracurriculares e a percepção dos estudantes sobre a importância das boas práticas laboratoriais e sua influência nas atividades clínicas. Além disso, os participantes foram questionados sobre o impacto da presença de monitores e estagiários nas atividades laboratoriais. Resultados e discussão: Os resultados do estudo revelam que o perfil sociodemográfico dos estudantes de Odontologia é predominantemente composto por indivíduos brancos e jovens, com uma renda mensal situada entre 2 e 5 salários-mínimos. Em relação ao tempo dedicado às atividades extracurriculares no laboratório, a média encontrada varia de 1 a 3 horas. É interessante notar que a maioria dos entrevistados percebe uma correlação positiva entre o aumento da quantidade de horas de práticas laboratoriais e a qualidade do aprendizado, bem como sua preparação para as atividades clínicas. Além disso, os estudantes destacaram que a presença de estagiários e monitores no laboratório é percebida como um fator que contribui positivamente para o processo de aprendizagem. Conclusão: Os achados destacam a valorização dos estudantes quanto à relevância das práticas pré-clínicas para seu desenvolvimento clínico futuro. Portanto, cabe às instituições de ensino garantir a contínua melhoria dessas habilidades por meio da adaptação dos ambientes de simulação, visando a uma maior aproximação com a prática clínica real. A presença de monitores e estagiários também é reconhecida como um fator que potencializa o processo de ensino-aprendizagem, reforçando a importância da colaboração e do aprendizado prático orientado.

Biografia do Autor

Frank Machado Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Odontologia

Thiago de Amorim Carvalho, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutor em Clínicas Odontológicas Integradas e docente

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Resumos