A influência da violência doméstica no contexto escolar

Autores

  • Máira Cristina Rodrigues Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Luísa Braga Magalhães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

violência doméstica, desenvolvimento escolar, contexto escolar, escola

Resumo

Violência doméstica é caracterizada por qualquer ato ou omissão, praticado por pais ou responsáveis contra crianças e/ou adolescentes, causando-lhes danos no desenvolvimento físico, sexual e psicológico. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica da literatura para investigar a influencia da violência domestica no contexto escolar. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: BVS e Scielo, e os seguintes descritores: 1) violência doméstica 2) desenvolvimento escolar 3) contexto escolar e 4) escola. Foram incluídos estudos com texto disponível e completo, data de publicação entre 2002 e 2016, idioma em português e que continham os descritores no resumo. Foram encontrados 10 artigos que continham os critérios de inclusão. Além disso, nota-se escassez sobre o tema na literatura nacional. A avaliação dos resultados foi feita com base nas seguintes categorias: impactos da violência doméstica no contexto escolar e atitudes da escola diante da violência doméstica. Em relação aos impactos da violência domestica no contexto escolar, nota-se que a vitima pode demonstrar comportamento agressivo, timidez, desconfiança, mudanças bruscas de humor e dificuldades de aprendizagem. Na maioria dos casos, as atitudes dos educadores consistem em comunicar os órgãos responsáveis somente após chamar os pais ou responsáveis, para tentarem resolver o problema. A baixa quantidade dos relatos de casos de violência domestica por via dos profissionais, principalmente educadores, aponta a falta de conhecimento e envolvimento com o problema. Ademais, o silencio da vitima faz com que se torne difícil a intervenção. Com base nos estudos realizados, foi possível compreender que a maioria dos educadores são sensíveis às sinalizações de violência doméstica, porém não possui preparo para manejá-las. Por isso, muitas vezes em vez de informar aos órgãos competentes, a conduta mais comum destes profissionais é convocar os pais ou responsáveis para orientação o que pode colocar mais em risco a criança ou adolescente.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Resumos