Percepções sobre a atuação e prática profissional do psicólogo escolar
Palavras-chave:
contexto escolar, educação, psicologia, psicologia escolarResumo
A função do psicólogo escolar é colaborar tanto para a prevenção, oferecendo práticas facilitadoras ao processo de aprendizagem e garantidoras da boa comunicação entre os envolvidos, quanto para a compreensão dos aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem e as relações interpessoais dos educadores, alunos e responsáveis. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica da literatura para investigar as percepções sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar. Foram utilizadas as bases de dados: BVS, Pepsic e Scielo, e os descritores: 1) Psicologia, 2) Educação, 3) Psicologia Escolar e 4) Contexto Escolar. Para a seleção dos artigos foram utilizados os seguintes critérios: artigos disponíveis na íntegra, com data de publicação entre 2014 a 2018, idioma em português e que continham os descritores no resumo. A avaliação dos resultados foi feita com base nas seguintes categorias: percepção sobre a atuação e prática profissional do psicólogo no contexto educacional. Os resultados encontrados demonstraram que a atuação do psicólogo escolar e educacional, ainda hoje, é marcada pela ideia errônea de que o profissional é responsável por realizar diagnóstico psicológico dos alunos. A atuação desse profissional ainda é muito marcada pela ideia de “recuperar” os alunos-problema. Atualmente, a psicologia escolar atua não apenas com os problemas e dificuldades encontrados na escola, mas também propõe intervenções preventivas, com o objetivo de encorajar os envolvidos em suas reformulações pessoais e institucionais que levem a uma transformação e aprimoramento do aprendizado. O papel do psicólogo nesse contexto é o de criar um espaço democrático que estimule o diálogo e a reflexão acerca de todo o contexto que envolva o discente, suas demandas e expectativas. Portanto, é esperado que esses profissionais não se orientem apenas pelo aspecto cognitivo, mas que considerem uma visão global que incluam os contextos, os afetos e as relações de todos os indivíduos envolvidos no processo de ensino aprendizagem.