A importância da comunicação interna e dos feedbacks gerenciais

Autores

  • Marlen da Silva Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Kaisa Cristina Santana Soares Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo mostrar a importância da comunicação dentro da organização e verificar como a comunicação e Feedbacks positivos podem influenciar na produção humana. Assunto este, muitas vezes não considerado importante pelos gestores das organizações, por isso realizou-se este estudo para apontar os aspectos importantes que a comunicação apresenta e o que ela pode trazer quando trabalhada. Por se tratar de uma ferramenta extraordinária, a comunicação organizacional auxilia os gestores na tomada de decisões e a manter uma adequada relação entre eles e os colaboradores estabelecendo assim um ambiente de trabalho agradável, um adequado trabalho em equipe e um diálogo aberto a partir de feedbacks gerenciais. Neste estudo abordar-se-á inicialmente o processo de comunicação, as barreiras que podem interferir na transmissão da mensagem, o feedback como ferramenta de avaliação e retorno da mensagem finalizando de que forma a comunicação pode ser eficiente e eficaz. Revisão literária em artigos científicos e livros que tratam da comunicação nas organizações. Através dos achados das pesquisas constatou-se que o feedback é ferramenta importante e indispensável dentro da comunicação organizacional pois permite que os gestores tomem decisões mais acertadas com base nos retornos recebidos de seus colaboradores, possibilitando a identificação de erros e o aprendizado contínuo causados pela experiência. Percebeu-se então que a comunicação precisa de resposta para ser concluída, pois se ela não tiver retorno, ela pode-se tornar falha e incompleta. A importância do feedback se acentua quando identificado como um dos principais agentes de influência na motivação humana, pois através dele, a comunicação é realizada, obtendo a compreensão, respeito e confiança entre as pessoas. Portanto a comunicação interna com os feedbacks gerencias são capazes de gerar resultados satisfatórios, uma vez que considera seu colaborador como seu primeiro cliente, trazendo consigo a capacidade de ajuntar valores internos e garantir à sobrevivência da organização.

Biografia do Autor

Marlen da Silva Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM/ Patos de Minas/ MG

Kaisa Cristina Santana Soares, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM/ Patos de Minas/ MG

Downloads

Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos