Os benefícios das atividades recreativas para o desenvolvimento de crianças autistas

Autores

  • Andressa Gonçalves Borges Moreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Dêibit da Silva Vaz Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Natália Campinas Corrêa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Luciana Mendonça Arantes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Rejane Martins Canedo Lima Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

O autismo consiste em um transtorno do crescimento de razões múltiplas, definido de acordo com critérios clínicos. As características são muito amplas, afetando os indivíduos em diferentes graus nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. O presente trabalho buscou apontar os benefícios das atividades recreativas para o desenvolvimento de crianças autistas. O desenvolvimento deste estudo foi a partir de uma pesquisa bibliográfica/webliográfica. Verificou-se que, a prática das atividades recreativas para autistas já vem sendo disseminada em várias partes do mundo. A análise das brincadeiras espontâneas das crianças levanta o questionamento sobre o modo atípico com que se expressam tais brincadeiras, desenvolvendo as habilidades importantes para sua vida adulta. É importante entender que o „‟brincar‟‟ com crianças autistas não é apenas um passatempo, mas sim uma possibilidade de aprendizagem nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Através da pesquisa, identificou-se a necessidade do profissional de Educação Física em conhecer, diferenciar, trabalhar e entender uma criança autista, promovendo maior atenção à evolução do prognóstico. Com relação à família, observou-se que a mesma muitas vezes é alvo de críticas e incompreensões. Sendo assim, conclui-se que, a diminuição das manifestações do transtorno comportamental por meio das atividades recreativas promove benefícios biopsicossociais, possibilitando às crianças autistas serem mais independentes.

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos