Integração do autista no contexto escolar

Autores

  • Adauto Fonseca Júnior Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Thaisa Moniely Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Vitor Junio Fonseca Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Franciele Maria Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Priscilla Rosa Queiroz Ribeiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

O autismo envolve graves dificuldades ao longo da vida nas habilidades sociais e comunicativas, além daquelas atribuídas ao atraso global do desenvolvimento e também comportamentos e interesses limitados e repetitivos, dificultando as atividades do seu cotidiano e seu crescimento no meio escolar regular. O seu diagnóstico é crucial e fundamental para um devido acompanhamento, para que assim no futuro se diminua todos os sinais que abrangem a pessoa com o transtorno. O autismo pode não ser evidente para os pais ou para quem cuida da criança; fato que pode ser agravado ainda com a falta de conhecimento sobre o mesmo, tanto por parte dos profissionais de saúde, profissionais da educação e pela população como um todo; o que acaba fazendo com que o autismo seja confundido com outros transtornos. Neste contexto, o presente artigo teve o objetivo de reunir informações sobre o transtorno do Espectro Autista, visando orientar os responsáveis para que estejam preparados ao se depararem com essa realidade. Para isto, foi realizado um estudo de revisão de literatura através de livros, revistas, sites e artigos, relacionados à conceitos que abordem a importância de identificar as dificuldades e as formas de integração do autista. Após feitas as devidas análises, foi possível observar que os professores são responsáveis, no âmbito de suas ações profissionais, pelo ensino dos alunos como um todo, inclusive dos autistas, ensinando e ajudando a melhorar sua qualidade de vida, visando minimizar características no comportamento da criança. Diante disso, foi possível constatar as grandes dificuldades de integração do autista e a importância do entendimento desses dados, podendo dessa forma mudar este quadro e utilizar as diversas informações relacionadas a esse transtorno para tornar possível o desenvolvimento da criança autista no contexto escolar.

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos