A inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física

Autores

  • Matheus Henrique Ribeiro Semei Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Wemerson Silva Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Willian Cristian Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Franciele Maria Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Rejane Martins Canedo Lima Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

A escola inclusiva pressupõe uma educação apropriada e de qualidade, dada conjuntamente para todos os alunos, em escola regular, onde deve ser desenvolvido um trabalho pedagógico que sirva a todos os alunos, indiscriminadamente. Para isso, o ensino da educação física deve se adaptar a essa realidade, uma vez que o número de alunos com algum tipo de necessidade especial tem aumentado significativamente. Nesse sentido, o presente artigo teve por objetivo analisar a inclusão de crianças com necessidades especiais nas aulas de educação física. Foi realizado um estudo webliográfico, através de pesquisas em sites científicos como: Scielo e Google Acadêmico, com artigos publicados no período de 1995 a 2012. Percebeu-se que a aula de educação física na vida destas crianças é muito importante para a melhoria da sua qualidade de vida. A Educação Física os ensina o quão significativo é trabalhar em equipe, ajudando no seu desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional e na aquisição de capacidades fundamentais e habilidades que irão contribuir para toda a vida. Verificou-se também, a necessidade da preparação adequada dos professores para receber esse público, que necessita de um cuidado especial para inclui-los nas aulas de educação física e também no meio social, fazendo com que não se sintam menosprezados pela sociedade. Por fim, concluiu-se que, a prática esportiva constitui uma forma desses alunos redescobrirem a vida de uma maneira ampla e global, pois a atividade física repercute positivamente na vida desses educandos, prevenindo as enfermidades secundárias à deficiência e ainda promovendo a integração social, melhorando a autoestima e levando o indivíduo a descobrir que é possível, apesar das limitações, ter uma vida normal e saudável.

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos