A interlocução entre psicanálise e neurociência

uma revisão

Autores

  • Vitor Raone Mendes Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Paula Branquinho Almeida Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Níckollas Nathan Nardini Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Victor Linking Magalhães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Paulo Henrique Silva Ribeiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Thiago Henrique Ferreira Vasconcellos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

A neuropsicanálise, junção teórica entre psicanálise e neurociência, teve como principal mérito explicitar uma necessidade de diálogo entre essas duas áreas, com o objetivo de explicar, com mais amplitude e clareza, a mente humana. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica de artigos que abordem a psicanálise sob o ponto de vista biológico, especificamente neurocientífico. Fez-se uma pesquisa nas bases online de dados SciELO, PePSIC e BVS, esta última formada pelas bases MEDLINE, IBECS e LILACS. Utilizaram-se como descritores os termos “neurociência” e “psicanálise” nos campos “Assunto” em “Pesquisa de Artigos” (PePSIC e SciELO) e “Assunto Principal” em “Busca Avançada” (BVS). Tomaram-se artigos sob os critérios de inclusão: a) texto completo; b) apresentar uma abordagem de fenômenos comuns à psicanálise sob uma perspectiva neurocientífica; c) texto em português; e d) publicação em revista nacional. A análise dos resultados buscou aspectos convergentes e divergentes entre os artigos (semelhanças ou diferenças em metodologia, objetivos e resultados), de modo a se realizar uma articulação coerente entre seus conteúdos. Na soma dos resultados das bases, foram obtidos nove artigos, que, para fins de análise, puderam ser divididos em quatro categorias temáticas: a) discussões teóricas em neuropsicanálise (dois artigos); b) implicações da neurociência para a clínica psicanalítica (um artigo); c) discussões gerais sobre relações teóricas entre psicanálise e neurociência (quatro artigos); d) aspectos históricos das relações entre psicanálise e neurociência (dois artigos). Pela análise dos artigos compreende-se que:

a) o desenvolvimento histórico da psicanálise e da neurociência revela divergências entre as áreas e dificuldade em se estabelecerem diálogos fidedignos entre elas, devido, por exemplo, a afirmações de que a psicanálise rompeu com o método científico ao considerar, como objeto, uma estrutura que deve ser removida do campo científico para que sua análise seja eficiente; b) embora ainda haja falta de consenso sobre o valor da psicanálise como ciência e de sua integração possível com a neurociência, a neuropsicanálise, tentativa de integração, apresenta propostas teoricamente frutíferas, como o caso da análise de pacientes, anteriormente saudáveis, que sofreram lesões cerebrais e, então, manifestam distúrbios psicossociais interpretáveis psicanaliticamente; c) autores apontam a relevância da neurociência à psicanalise pela necessidade de se compreender que a cognição é apoio interno para o sujeito, possibilitando que o sujeito integre processos de reconhecimento e as representações de si e do mundo. Compreendem-se relações teóricas possíveis entre psicanálise e neurociência, e ressalta-se a necessidade de novos estudos clarificando a possibilidade de interlocução entre as áreas referidas, ainda sem consenso entre autores.

Biografia do Autor

Vitor Raone Mendes Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do Curso de Psicologia do Centro Universitário Patos de Minas (UNIPAM)

Níckollas Nathan Nardini Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do Curso de Psicologia do Centro Universitário Patos de Minas (UNIPAM)

Victor Linking Magalhães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do Curso de Psicologia do Centro Universitário Patos de Minas (UNIPAM)

Paulo Henrique Silva Ribeiro, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do Curso de Psicologia do Centro Universitário Patos de Minas (UNIPAM)

Thiago Henrique Ferreira Vasconcellos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Prof. Me. do Curso de Psicologia do Centro Universitário Patos de Minas (UNIPAM)

Downloads

Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA