O brincar em suas possiblidades terapêuticas

uma revisão de literatura

Autores

  • Milene Silva Pinheiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Jéssica Carvalho Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Rosely Oliveira Almeida Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre como o brincar é um método terapêutico de grande visibilidade nas práticas de intervenções com crianças. Ele surgiu ao longo dos anos, como uma importante ferramenta para o atendimento infantil, auxiliando o Psicólogo na compreensão de seu paciente e de suas demandas psíquicas frente ao sofrimento apresentado. Tem como objetivo revisar a partir dos estudos em Psicologia os ganhos em relação à utilização deste método, a sua eficácia frente à evolução do paciente e quais áreas da Ciência Psicológica mais utilizam desta possibilidade. Para o presente trabalho foram realizados levantamentos bibliográficos nas plataformas de dados, Scielo e Lilacs, com o descritor- Brincar Terapêutico, encontrando respectivamente, 24 e 35 trabalhos publicados. Posteriormente, realizada leitura dos artigos que se referiam à área da Psicologia, sendo estes um total de 09 trabalhos. Todos os artigos trazem um viés positivo sobre a importância do trabalho lúdico com as crianças, que através do brincar, conseguem expressar seu mundo e elaborar os conflitos internos que refletem na evolução de sua melhora, sendo possível a constatação através da observação e da aquisição de novas formas do paciente se comunicar. De acordo com diversos autores, através do brincar a criança sente, vive e revive as experiências de sua relação com o mundo exterior e com ela mesma. O brincar terapêutico tem sido objeto de estudo nas diferentes linhas teóricas da Psicologia tais como Psicanálise, Cognitivo Comportamental e o Humanismo, pois é considerada como mais uma possibilidade diagnostica e/ou terapêutica nos atendimentos. A Psicologia em âmbito hospitalar é a que mais possui trabalhos publicados referentes ao tema. . A partir das revisões teóricas, pode-se constatar que o brincar contribui de forma significativa as intervenções com crianças, proporcionando um ambiente em que esta possa expressar seus sentimentos e elaborá-los de forma saudável. Uma vez que, em crianças menores, a verbalização ainda encontra-se em desenvolvimento, o brincar proporciona a comunicação.

Biografia do Autor

Milene Silva Pinheiro, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas

Rosely Oliveira Almeida, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Prof. Esp. do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA