Psicoterapia fenomenologica humanista existencial no atendimento a crianças autistas

uma revisão de literatura

Autores

  • Karen Karolyne Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Milene Silva Pinheiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Rosely Oliveira Ramos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica acerca do olhar da Psicologia Fenomenológica Existencial, a respeito do desenvolvimento da criança enquanto ser-para-o-mundo, assim como a percepção do profissional na relação terapêutica, no “cuidado” em relação ao autismo. Objetiva-se uma revisão bibliográfica da literatura acerca da psicoterapia sob a abordagem humanista, em autores como Heidegger, acerca do “cuidado” na relação terapêutica com pacientes autistas, e suas possíveis repercussões para a psicoterapia na contemporaneidade. Para o presente trabalho foram realizados levantamentos bibliográficos através de pesquisa de artigos e publicações acerca do tema, sob a lente de autores como Heidegger, no que toca a relação terapêutica e o cuidado (Sorge). Assim como autores com práticas voltadas a abordagem centrada na pessoa, de Rogers, no campo de investigação acerca do autismo, em que a autora Fadda pontua acerca da intervenção. Através do levantamento bibliográfico, observa-se que estruturação dos atendimentos se organizam em um contato empático, que diz acerca do respeito para tentar entrar no mundo do sujeito, e em um segundo momento, envolve a compreensão da experiência e então sua nomeação, mas a nomeia ainda para si, outras vezes, fica apenas na experiência empática, ou com a compreensão empática, não chegando a comunicar, não é necessário, pois, o cliente sente que está sendo compreendido. Além disso, ressalta que cabe ao psicólogo ter a paciência de esperar o momento do encontro com seu cliente, principalmente no “ensimesmamento” do autismo. Portanto, conclui-se com este trabalho, dada a importância do cuidado na relação terapêutica com o autista, e como se dá um processo através da lente Fenomenológica Existencial. Considera-se um fator importante a falta de artigos desenvolvidos sobre o tema na abordagem fenomenológica existencial, sendo assim, dada a importância e a necessidade de material quando tocamos a abordagem humanista e a relação com o autismo, enquanto método de intervenção.

Biografia do Autor

Karen Karolyne Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas

Milene Silva Pinheiro, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas

Rosely Oliveira Ramos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Prof. Esp. do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA