O papel do enfermeiro na prevenção do bullying no contexto escolar

Autores

  • Luana Rocha de Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marilene Rivany Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

Atualmente o bullying é considerado um grave problema de saúde pública, constatado com o aumento significativo da violência no ambiente escolar, inferindo a necessidade da implantação de programas anti-bullying com vista a prevenção do bullying no contexto escolar. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de um programa de intervenção anti-bullying no contexto escolar, a partir de evidências da literatura e da concordância entre os docentes do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM. Tratou-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada através do método Delphi. Utilizou-se o instrumento Programa de Intervenção e Educação em Saúde Anti-bullying (PIESA) para a coleta de dados. A amostra foi constituída por 7 docentes do Curso de Enfermagem do UNIPAM. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do UNIPAM (Parecer nº 1.526.137/2016). Percebeu-se que todos os enfermeiros concordaram com proposta de incluir a temática de prevenção do bullying no planejamento escolar, bem como envolver os gestores da escola no plano de gestão escolar. Foi constatado um consenso dos especialistas sobre a importância do enfermeiro desenvolver atividades educacionais com a temática bullying através da estratégia de metodologia ativa, tanto com os diretores, coordenadores, professores e outros funcionários da escola quanto com os escolares, vítimas ou agressores de bullying, e suas famílias. Entretanto, os especialistas inferiram sobre a necessidade de existir um enfermeiro para atuar de forma exclusiva no ambiente escolar, visto que o mesmo desenvolve inúmeras atividades, o que impossibilita o desenvolvimento efetivo de ações de bullying na escola. Os especialistas foram unânimes em apontar a necessidade de um programa anti-bullying no contexto escolar, com vista à diminuição da ocorrência desse tipo de violência e suas repercussões entre escolares. Adotar medidas em saúde pública pode ser bastante eficaz no combate ao bullying. Compete também aos profissionais de saúde observar desde o início, verificar a prevalência e os agravos, acompanhar os fatores que predispõe, e promover atividades multidisciplinares para combater e interromper este tipo de comportamento agressivo.

Biografia do Autor

Luana Rocha de Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. Voluntária do XVII PIBIC 2016

Marilene Rivany Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Enfermeira Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP-USP; Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos