Participação de alunos autistas nas aulas de Educação Física escolar
Resumo
O autismo é considerado uma síndrome comportamental que pode levar à disfunção cerebral. Atualmente acomete aproximadamente 1% da população, sendo mais comum em meninos; e, apesar de ser bastante discutida nos dias atuais ainda é considerada pouco conhecida em termos comportamentais pela sociedade. A inclusão de alunos autistas na Educação Física pode trazer vários benefícios, especialmente em atividades em que a interação social, a conversa com os colegas e professores irá acontecer com naturalidade. Considerando que qualquer aluno pode apresentar dificuldades educacionais em qualquer momento de sua vida escolar, as aulas de Educação Física tem como objetivo desenvolver atitudes e dar autonomia a pessoas com necessidades especiais, ajudando para que elas possam interagir mais com o meio em que estão envolvidas. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi compreender como tem sido desenvolvida a participação de alunos autistas nas aulas de Educação Física Escolar. O estudo foi desenvolvido através de uma revisão literária e bibliográfica de natureza qualitativa e foram discutidos os seguintes tópicos: comportamento característico de crianças autistas, contribuições da atividade física no comportamento de crianças autistas e a inclusão de crianças autistas nas aulas de educação física escolar: desafios para o profissional. Foi constatado no trabalho que uma vez que a Educação Física funciona como peça chave para inclusão, e também como agente de inclusão, a mesma é uma ferramenta de grande importância na vida da criança autista, capaz de estimular essa criança a conversar mais com seus colegas, a tomar decisões por si mesmo e interagir com o meio onde vive, fazendo com que não fique presa em seu próprio mundo. Verificou-se também que, a Educação Física é fundamental, pois trabalha o ser humano num todo, ou seja, trabalha o ser humano integralmente, desenvolvendo sua motricidade, levando também em conta seu intelecto e sociabilidade. Conclui-se, portanto, que o uso da Educação Física como meio de ensino para a criança com autismo ajuda a desenvolver-se socialmente, a interagir com as demais pessoas e na melhoria da qualidade de vida. Porém, o autismo é bastante complexo, tem variações de níveis e cada autista tem suas individualidades, portanto a Educação Física em si, como qualquer outra área profissional, não consegue suprir todas as necessidades do autista, sendo necessário um trabalho mais específico com atuação de uma equipe multiprofissional qualificada.