Influência do brincar na recreação sobre o desenvolvimento infantil

Autores

  • Crísley Natály Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Rita de Cássia de Paula Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Valquíria dos Santos Nascimento Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Rejane Martins Canedo Lima Lima Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

A brincadeira como instrumento de aprendizado é, sem dúvida, inovadora. É nas escolas que as crianças, por passarem maior parte de seu tempo, desenvolvem-se psicologicamente, fisicamente e socialmente. A introdução da recreação nestas instituições, no período da Educação Física, possibilitou queo educador da área contribua gradativamente nestes aspectos. A educação lúdica através do brincar promove a construção e o desenvolvimento compassado de seus alunos e até de si próprio, o contato com o brinquedo, o jogar com o colega, a interação criança-criança e professor-criança opermite ter uma visão clara sobre a influência do brincar no desenvolvimento infantil. Esse método diferenciado de aprender leva ao questionamento de como um fato tão simples, mas ao mesmo tempo tão interessante aos olhos dos adultos pode afetar e contribuir na progressão dessas crianças. Tendo em vista estes fatos, o presente trabalho teve como objetivo identificar as influências do brincar na recreação sobre o desenvolvimento infantil. O estudo foi realizado através de pesquisa webliográfica.Foram usados como referencial trabalhos deprofissionais da área os quais citam pesquisadores conhecidos por pesquisarem e defenderem a importância acerca do tema. Verificou-se durante o estudo que, há uma necessidade de eliminar preconceitos tradicionais de que o profissional que atua com crianças não necessita de preparo específico, e que para isso fora criado pelo Governo brasileiro normas e metas para a regularização ou adequação da educação infantil. Assim sendo o brincar, correr e pular e jogar, dentre outros, tornaram-se obrigatórios no ambiente escolar e são considerados exercícios lúdicos essenciais para o desenvolvimento infantil contribuindo também para a melhoria do ensino. Ainda fora possível verificar a necessidade de mais estudos acerca do assunto.Concluiu-se que as atividades lúdicas a partir do brincar durante a recreação tem influência nos aspectos físicos, psicológicos, cognitivos e afetivos que darão à criança uma melhor visão social do seu meio de convivência. Cabe à escola e ao professor se capacitarem para atuarem corretamente no processo de desenvolvimento da criança. Logo, a recreação se torna papel fundamental para tal interesse de professor-aluno por proporcionar momentos de ludicidade e didática de maneira mais dinâmica de se realizar.

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos