Alterações do equilíbrio e risco de quedas em deficiêntes visuais

Autores

  • Sarah Cândido Vale Soares Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Dayane Nayara da Mota Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Juliana Marques Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Lorena Rodrigues Pereira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mariana Sá Bernardes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Núbia Cristina Moreira Gomes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Juliana Ribeiro Gouveia Reis Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

O sistema visual apresenta o conjunto de circuitos mais complexos de todos os sistemas sensoriais e está organizado em vias bem definidas. A perda da visão pode provocar marcantes alterações na vida do individuo, dentre elas, a diminuição do equilíbrio, que passa a depender de outros sistemas. A deficiência visual está diretamente relacionada com alterações na função de equilíbrio, que tende a tornar-se insuficiente quando comprometido, este fator pode aumentar o risco de quedas nessa população. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura sobre o impacto da deficiência visual nas quedas. Trata-se de uma revisão bibliográfica junto às bases eletrônicas de dados Scielo, Medline e Biblioteca Virtual em Saúde, realizada no período de setembro a outubro de 2015. Foram selecionados artigos a partir de 2008 até o ano de 2012. Qualquer comprometimento do sistema visual significa aumento dos riscos de quedas e fraturas, depressão, dependência de familiares, diminuição da mobilidade e do desempenho para a execução das atividades de vida diária. A deficiência visual é uma necessidade especial que se refere à situação irreversível de diminuição de resposta visual em virtude de causas congênitas ou hereditárias. Tal diminuição repercute no controle postural, que, aliados à escassez de estímulos, afastam esses indivíduos de diversas vivências motoras. Observa-se que o comprometimento do equilíbrio pode reduzir a estabilidade, resultando em aumento da oscilação corporal e/ou alteração da estratégia de movimento. Assim, as quedas representam um grande problema social, por estarem relacionadas com o declínio físico, consequências psicossociais, gerando impacto negativo na qualidade de vida. Para proporcionar ao deficiente visual um deslocamento seguro, sem colisões ou quedas, é necessário que este tenha equilíbrio, segurança, autoconfiança, conhecimento real dos objetos, ambientes físicos e uso da orientação correta. Assim, poderá trazer ao indivíduo muitos benefícios para sua qualidade e estilo de vida, desde a infância até a fase adulta.

Biografia do Autor

Sarah Cândido Vale Soares, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Dayane Nayara da Mota, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Juliana Marques, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Lorena Rodrigues Pereira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Mariana Sá Bernardes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Núbia Cristina Moreira Gomes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Juliana Ribeiro Gouveia Reis, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Downloads

Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA