Saúde na escola
estado nutricional, acuidade visual e saúde bucal
Resumo
O Programa Saúde na Escola (PSE), criado pelo decreto da Lei nº 6.286 de 5 de dezembro de 2007, resultou da parceria integrada entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. A avaliação das condições de saúde dos escolares, no PSE compreende diversas ações no ambiente escolar. Teve como objetivo identificar o estado nutricional, a acuidade visual e a saúde bucal dos escolares do ensino fundamental, acompanhados pelo PSE, no município de Patos de Minas, no ano de 2014, na Escola Municipal Adelaide Maciel. Tratou-se de uma pesquisa documental, baseada em fonte de dados primários, com abordagem quantitativa. Como fonte de dados foi utilizada as planilhas de registro sobre as condições de saúde dos escolares, elaboradas pelos profissionais da ESF, ESB e NASF. As variáveis investigadas foram à avaliação do estado nutricional, a acuidade visual e a avaliação da saúde bucal. O estado nutricional foi avaliado utilizando o índice de massa corporal (IMC), conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Já a avaliação da acuidade visual visou identificar os problemas visuais utilizando o Teste Snellen. Na avaliação da saúde bucal buscou o número de cáries dentárias em cada escolar. Os dados foram organizados e analisados por meio de estatísticas descritivas. Foram organizados em planilhas do Microsoft Office Excel 2010 e apresentados sob a forma de números absolutos e relativos em tabelas demonstrando a frequência de cada variável. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Patos de Minas – CEP – UNIPAM, sob protocolo de no 914.906/2014. O PSE acompanhou 870 escolares, matriculados no ensino fundamental, sendo 49% do sexo feminino e 51% do sexo masculino, na faixa etária compreendida entre 7 anos a 15 anos. Os resultados das avaliações evidenciaram a presença de escolares com sobrepesos (14,4% do sexo feminino e 12,5% masculino), obesidade (9,5% do sexo feminino e 14,5% masculino), alteração da acuidade visual (17%) e presença de cáries (18,8%). Concluiu-se que as ações do PSE, foram essenciais para a detecção de problemas de saúde de escolares, bem como para prevenção de doenças e promoção de saúde, propiciando aos escolares, possibilidades de minimizar danos à saúde e melhor aproveitamento escolar.