Exclusão de alunos obesos nas aulas de educação física

Autores

  • Alessandra Gonçalves Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Daiane Cristina de Lima Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Glycia Batista Gonçalves Amorim Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gilson Caixeta Borges Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Franciele Maria Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

A obesidade infantil vem aumentando de forma significativa na sociedade atual, determinando várias complicações na infância e na idade adulta. Atualmente percebe-se um grande número de crianças com dificuldades de lidar com o próprio corpo, não são raros os alunos que se envergonham de sua autoimagem corporal. O aluno obeso é constante vítima de ridicularização dos companheiros, passando muitas vezes pela rejeição dentro do seu próprio grupo. Tendo em vista estes fatos, o presente trabalho teve como objetivo analisar os fatores que levam a exclusão dos alunos obesos nas aulas de educação física escolar. A metodologia utilizada para o presente estudo foi revisão literária, realizada em bases de dados eletrônicas, como também em artigos e revistas. Observou-se no estudo que nas aulas de Educação Física o aluno obeso é recriminado pela própria atividade desenvolvida, o que o faz ser cada vez menos confiante, sociável e com baixa estima, e isso leva ao descontrole alimentar. Durante as aulas os outros alunos levam em consideração a competitividade, relacionando a participação de alunos obesos em “sua equipe” à derrota, classificando-os como pessoas inferiores, estas atitudes discriminativas agravam o aparecimento do bullying e a exclusão. Pode se concluir que há uma grande ocorrência de exclusão desses alunos nas aulas, porque a atividade física que deveria ser um momento de lazer se torna uma tortura e eles não sabem lidar com essa dificuldade e acabam se afastando. Acredita-se que para uma maior adesão dos alunos obesos nas aulas de educação física existe a necessidade de utilizar modalidades esportivas adaptadas como uma nova forma pedagógica, que priorizem o aspecto ético, a socialização, o cooperativismo, respeito ao próximo e cuidados com a saúde.

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos