Capacitação de graduandos de enfermagem para suporte básico de vida

Autores

  • Vanessa Nunes Costa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Odilene Gonçalves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Carolina Magalhães Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

A parada cardiorrespiratória se dá devido a cessação das funções cardíacas e respiratórias, a maioria desses casos ocorre em ambiente extra hospitalar, onde as vítimas não recebem manobra de ressuscitação cardiopulmonar das pessoas que estão no local. Este estudo teve como objetivos realizar o treinamento aos graduandos do quarto período de enfermagem do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM, identificar o perfil sócio demográfico dos alunos e avaliar a eficácia do treinamento. Trata-se de uma pesquisa descritiva tipo intervencionista com abordagem quantitativa, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM sob CAAE: nº:25319813.4.0000 5549. Constatou-se que dentre os 13 participantes, 12 (92.3 %) eram do sexo feminino, a idade variou entre 18 e 30 anos (92,73%) e seis (45,15%) trabalham na área da saúde. Sobre a importância do treinamento de ressuscitação cardiopulmonar todos responderam que acham importante o aprendizado. Antes do treinamento nas questões relacionadas à definição, identificação e avaliação inicial de uma vítima em PCR, todos os alunos disseram que sabem identificar a conduta. Em relação às respostas sobre o procedimento prévio à solicitação de socorro 12 (92,3%) disseram que devem pedir ajuda imediatamente. Sobre o posicionamento da vítima antes do treinamento, os alunos apresentaram um índice de respostas corretas de 23,7%, após o treinamento tivemos um ganho de aprendizado de 45,53%. No que se refere ao processo compressão-ventilação, 38,46% dos alunos responderam corretamente no pré- treinamento. Já no pós ocorreu um acerto de 100%, apresentando um ganho de conhecimento de 61,54%. Quanto a frequência das compressões torácicas, os dados apontam para uma lacuna no conhecimento destes graduandos, onde a maioria 84,62% responderam incorretamente a questão que se referia a esta temática no questionário antes do treinamento e após 92,30% dos alunos souberam responder corretamente. Este estudo possibilitou avaliar que o treinamento em parada cardiorrespiratória ampliou os conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem, pois verificou-se um ganho de aprendizado em todos os itens relacionados a conduta frente a situação de emergência.

Biografia do Autor

Vanessa Nunes Costa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmica do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Patos de Minas

Odilene Gonçalves, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Docente do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos